JUCO realiza formatura de sua 98ª turma de aspirantes
2/10/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
No dia 28 de setembro, pela manhã, o prefeito Jorge Lapas e a primeira-dama Sandra Missiano Lapas participam da formatura da 98ª turma da Juco - Juventude Cívica de Osasco, com 180 formandos. O evento aconteceu na Sala Osasco, auditório de eventos anexo do Paço Municipal.
A cerimônia foi conduzida sob protocolo militar, como é do perfil da entidade cívica. Sob os olhares atentos dos jovens formando, seus familiares, autoridades e convidados que participavam do evento, um grupo de aspirantes da Juco entrou no palco do auditório, incorporando o Pavilhão Nacional, composto pelas bandeiras da JUCO, Osasco, Estado de São Paulo e Brasil. Em seguida, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, com acompanhamento da Banda Musical da Juco, sob a regênca do maestro Egidio Pinheiro. Completando o ritual, a presidente da entidade, Daniela Yuri Barbosa de Andrade Cunha, passou a turma em revista e logo em seguida tiveram início os pronunciamentos.
O paraninfo, professor José Carlos Barbosa Molico, mostrou-se muito honrado com o convite. “Tenho muito a agradecer o pouco tempo de convívio com vocês, quando pude colaborar, transmitindo um pouco da minha experiência de vida. Os jovens precisam de um ‘norte’ na vida, e isso vocês obtiveram aqui com a Juco, que colabora com um passo importante para vocês ficarem aptos a firmar um compromisso com a nossa Pátria, seja como futuros governantes, ou como profissionais, pais e mães responsáveis. Essa é nossa expectativa com relação a vocês e esperamos muito ter contribuído nesse sentido”, disse.
O prefeito falou aos formandos que estavam se tornando estagiários da entidade cívica, reforçando que a Prefeitura tem as portas abertas para a turma e que com o trabalho na administração municipal, os jovens vão poder colaborar muito com a cidade, assim como vêm fazendo os estagiários da entidade que atuam na Prefeitura.
"Sonhamos com um mundo melhor e temos nos esforçado muito por isso. O País avançou e hoje tem um índice de desemprego invejado por muitos países europeus, de 5,3%. Superamos muitos obstáculos, mas ainda temos outros a superar, e tenho uma expectativa muito boa com a juventude. Espero que vocês sejam jovens participantes, protagonistas dos acontecimentos e que façam a coisa acontecer", disse, lembrando que a Prefeitura tem a Coordenadoria da Juventude, e convidando os formando a participar das reuniões.
Daniel Barbosa de Andrade, vice-presidente e coordenador pedagógico da Juco, lembrou que o organismo não só prepara para o mercado de trabalho, como também educa e ainda ensina ordem e disciplina. Ele ressaltou que todos os trabalhadores da casa são voluntários e que a Juco não tem fins comerciais e sim educacionais. “Temos uma parceria de 24 anos com a Prefeitura e os jovens também podem seguir estágio em 150 empresas privadas que nos abrem as portas. Estamos felizes em fazer parte de uma entidade que tem o objetivo de formar cidadãos, ensinando-os a praticar a cidadania”, disse.
Outro que levou sua palavra de homenagem aos formandos foi o deputado estadual Osvaldo Vergínio. “Vão em frente. Pensem sempre naquilo que vocês querem ser, porque vocês vão conseguir. Fico feliz em saber que temos uma Juco aqui na cidade de Osasco.
Em seguida o aspirante da entidade cívica, Paulo Henrique da Silva fez o juramento dos formandos, finalizado pela execução do Hino da Juco. Veterano da entidade, o vereador Josias da Juco também levou suas palavras aos jovens, ressaltando que Juco o ensinou a ser bom filho, bom aluno e bom pai. “O que sou hoje devo ao fato de não ter desistido lá atrás, quando enfrentei barreiras. Sonhei que um dia seria um representante da Juco e que iria honrar o nome dessa entidade”, comentou.
Em suas palavras, a presidente Daniela Yuri lembrou que, dos 180 formandos, 78 já começaram seus estágios. Ela pediu que os alunos se comprometessem com uma questão: “Honrem, com suas atitudes, a farda azul que vocês vestem e ajudem a valorizar o organismo que vocês representam”, disse.
Ao final, foi feita a entrega de certificados aos alunos que se destacaram na turma, simbolizando a entrega de diplomas para todos os formandos.
Também estiveram presentes à cerimônia Valmir Prascidelli, vice-prefeito; Sandra Missiano Lapas, primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade; Batista Comunidade, vereador; os secretários municipais Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais), Roberto Trapp (comunicação) e Marisa Elisabeth (Administração); Antônio Pereira Lapas, conselheiro fiscal da Juco e representante da Ordem dos Emancipadores de Osasco; e Érica Cristina Vasoller, supervisora de estágios da Juco, além de familiares e amigos dos formandos.