Parceria entre Prefeitura de Osasco e AES Eletropaulo garante lâmpadas de LED em semáforos
1/10/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura de Osasco e AES Eletropaulo fecharam parceria para troca de lâmpadas dos semáforos da cidade por módulos de LED. O convênio envolve um total de 4.311 módulos, que serão implantados em faróis de 140 cruzamentos da cidade. Com isso, a previsão é de uma economia de 87% no consumo de energia, o que vale à energia consumida por quase 400 residências.
O novo sistema é composto por um circuito de várias lâmpadas, o que garante maior luminosidade com mais segurança. Isso é possível porque o sistema não queima completamente de uma só vez. O conjunto de lâmpadas vai apresentando a queima aos poucos, o que facilita a troca antes do semáforo apagar totalmente, diferente do atual, que depende de uma única lâmpada.
Os detalhes do projeto foram acertados no dia 27 de setembro, na Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, entre João Gois, titular da pasta; o analista Comercial da AES Eletropaulo, Mauricio Gusmão; e o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Claudenes Begnini.
Segundo Mauricio, Osasco é a primeira cidade paulista, depois da Capital, a firmar a parceria para troca da iluminação. Além de reforçar a economia no consumo de energia, ele destacou a durabilidade do sistema. “Os módulos de LED têm vida útil de 12 anos, nas cores verde e vermelha. Já a cor amarela chega durar 114 anos, se não houver curto no sistema”, garantiu.
Já João Gois lembrou que o novo sistema contribuiu também com a preservação do meio ambiente. Outro aspecto salientado por ele foi o da segurança. ”Esse novo sistema dá ao pedestre e ao motorista mais segurança, porque permite uma visualização mais nítida, mesmo quando ofuscado pela luz do sol”, explicou. “Nossa previsão é que até o mês de dezembro o sistema já esteja todo operando com módulos de LED”, completou.
Por sua vez, Claudenes reiterou que, durante as trocas das lâmpadas, o fluxo do sistema viário será garantido e organizado pelos agentes de trânsito do Demutran.