Enfermeiros de Osasco recebem qualificação para manuseio de exame rápido de HIV e Sífilis
16/9/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco promoveu, no Laboratório de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Osasco, entre os dias 9 e 13 de setembro, a primeira etapa do curso de Capacitação em Teste Rápido para HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e Sífilis, destinado aos enfermeiros de Atenção Básica da Rede Municipal.
A programação com carga horária de 24 horas possibilitou aos profissionais conhecerem e tirarem dúvidas sobre os procedimentos utilizados para obter o resultado dos exames, por meio de um dispositivo descartável que imite o resultado em até 15 minutos. Já no caso de resultado com soro positivo, o paciente é encaminhado para o serviço de acolhimento necessário.
O curso atende a solicitação do Ministério da Saúde e tem como público-alvo atender no momento as gestantes e seus companheiros, possibilitando agilidade nos resultados de exames para garantir parto saudável e assegurar a chegada dos bebês.
Os conteúdos do aprendizado, assim com as técnicas de manuseio dos dispositivos, foram ministrados pelas enfermeiras da própria Rede Básica, Irani Rodrigues Pereira; Sheila Vital e Maria de Lurdes Viana. “É um teste rápido, mas que exige muita responsabilidade do profissional que executa o procedimento”, afirmou Irani.
“Esse teste está disponível em todas as Unidades de Saúde, basta a pessoa querer fazer. O resultado é 100% seguro”, completou.