Prefeitura e Senac iniciam cursos do PLANSEQ Turismo
27/8/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Na segunda-feira, dia 26, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Osasco, Sandra Missiano Lapas, participou no Senac de Osasco da aula inaugural dos cursos do PLANSEQ (Plano Setorial de Qualificação), voltados para a área de turismo. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), Fundo Social de Solidariedade e o Senac para a realização dos cursos que fazem parte do convênio firmado entre a Prefeitura, por meio da SDTI, e o Governo Federal, com verbas do Ministério do Trabalho.
O PLANSEQ foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de promover cursos, treinamentos e qualificação profissional e ao mesmo tempo oferecer mão de obra especializada para as vagas no mercado de trabalho. E o convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho para a realização do PLANSEQ/Turismo foi idealizado pelo prefeito Jorge Lapas com objetivo de atender às demandas que surgem no setor de turismo em Osasco e região.
No total, serão 316 alunos matriculados nos cursos de Recepcionista (inglês e espanhol); Recepcionista em Hotel (inglês e espanhol); Monitor de Lazer; Atendente de Bar e Lanchonete e Operador de Telemarketing. Serão cursos com um total de 200 horas e com carga de 4 horas diárias. A conclusão dos cursos será no mês novembro deste ano, quando os participantes receberão seus respectivos certificados. Os cursos serão ministrados no Senac e também em duas salas cedidas pelo FSS no Espaço Criar.
Além da primeira-dama Sandra Missiano Lapas, participaram também da aula inaugural do PLANSEQ/Turismo, João Marcelo, Diretor do Programa Osasco Inclui, da SDTI; Elaine, do Núcleo de Qualificação do Osasco Inclui; e os representantes do Senac Osasco, Luana Gomes (técnica); Marcello Zocchio (corporativo); e Elizabeth Saska, Gerente.
Após agradecer a presença de Sandra Lapas e o apoio do Fundo Social de Solidariedade, como também ao Senac e à equipe da SDTI, João Marcelo destacou a necessidade da qualificação profissional em função de um mercado de trabalho cada vez mais exigente. “”Estamos certos de que o aprendizado que você vivenciará se transformará em chances concretas para sua trajetória profissional e será capaz de fazê-lo sentir-se um cidadão atuante e um profissional comprometido com o seu tempo”, enfatizou João Marcelo.
Por sua vez, a presidente do Fundo Social salientou a importância que, com certeza, esses cursos terão na vida pessoal e profissional dos participantes. “Estou muito feliz em poder, através do Fundo Social de Solidariedade, contribuir também com esse convênio entre a Prefeitura de Osasco e o Governo Federal. São cursos muito importantes porque o mercado de turismo está crescendo em nossa cidade e necessitará cada vez mais de
profissionais qualificados. Portanto, aproveitem esta oportunidade e eu desejo muito
sucesso a todos vocês. Que Deus abençoe a todos durante o curso”, disse Sandra Lapas.