Secretário de Esportes de Osasco fala sobre investimentos no setor

19/8/2013 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

O cenário esportivo de Osasco deve contar com muitas novidades ainda este ano e também em 2014. É o que anuncia o secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, Tinha di Ferreira. Dentre os projetos mais ambiciosos está o de sediar os Jogos Regionais de 2014, uma das maiores competições esportivas do Estado de São Paulo. A proposta já foi levada pelo prefeito Jorge Lapas, acompanhado por Tinha, ao secretário de Esportes do Estado de São Paulo, Júlio Semeghini, e a dupla saiu da reunião, realizada em 26 de julho, bastante otimista.

Também no próximo ano, a cidade deve receber outro evento de grande porte: a 1ª Meia Maratona Internacional, com patrocínio integral do Shopping União. Já dentre os projetos mais a curto prazo, estão a ampliação do “Osasco em Movimento”, ação voltada à Terceira Idade  e que, atualmente, já leva atividades físicas, segundo o secretário, a  2,5 mil pessoas em 45 pontos de Osasco. “Temos ainda a formatação do projeto Novos Talentos, que será lançado em breve, e visa garimpar na rede municipal de educação e em toda a cidade jovens promissores no esporte e que poderão ser aproveitados no alto rendimento, além de representar o Brasil em competições nacionais e internacionais”, explica.     

Pedagogo de formação, Tinha está à frente da secretaria desde janeiro de 2013. Nesta entrevista, ele fala sobre os desafios, metas e outros projetos desenvolvidos na cidade para qualificar o esporte e garantir ainda mais projeção a Osasco nessa área
Nestes 7 meses de governo já foi possível identificar muitas mudanças no esporte e também muitos avanços e investimentos realizados. Percebe-se inclusive um olhar especial com o público mais velho. Quais ações o senhor destaca como principais nesse período?

Tinha di Ferreira: Lançamos recentemente a 1ª Copa Master Municipal, um sucesso na cidade de Osasco. Disputaram a competição times formados por jogadores acima de 50 anos. Foi uma disputa com 16 equipes e um evento importante para resgatar os valores da Melhor Idade. Também como parte desse olhar especial para a Terceira Idade, lançamos o projeto “Osasco em Movimento”, que atualmente atende 2,5 mil “jovens da Melhor Idade” com práticas esportivas em 45 pontos de Osasco. O projeto tem o apoio das secretarias de Assistência e Promoção Social e de Saúde, dentre outros parceiros.        
Osasco acaba de disputar os Jogos Regionais, que aconteceram em Barueri. Como o senhor avalia o desempenho da cidade, que ficou em 5º lugar na classificação geral?

Tinha: Embora tenhamos  mantido a mesma posição das duas edições anteriores, melhoramos nossa performance. Prova disso  foi termos classificado um maior número de participantes para os Jogos Abertos. Conseguimos classificação em 23 modalidades esportivas. Em 2013, foram 21.
E como estão os preparativos  para os Jogos Abertos do Interior, que acontecem em outubro, na cidade de Mogi das Cruzes?

Tinha: Vale destacar que o prefeito Jorge Lapas acompanha todas as atividades da Secretaria de Esportes e os eventos ligados à pasta. Com muito entusiasmo e boa vontade ele segue investindo e ampliando nossa estrutura. Tivemos um aumento considerável de investimentos para os Jogos Regionais e, sem dúvida, também teremos para os Abertos, mas ainda estamos estudando os montantes. Nossa delegação terá cerca de 350 atletas, que vão disputar as 23 modalidades esportivas da competição.
A cidade também planeja investimentos para formação de atletas?
Tinha: Sim. Tanto que, já nos próximos dias, faremos o lançamento do projeto Novos Talentos. Será coordenado pelo ex-goleiro do Palmeiras, Gilmar da Costa, mas não vai envolver só futebol. Será voltado a todas as modalidades esportivas. É um projeto previsto no PPA [Plano Plurianual] e no orçamento municipal para 2014. Nossa meta é revelar, como o próprio nome diz, novos talentos na natação, ginástica artística, atletismo, futebol de salão, futebol de campo, judô, handebol e tantas outras modalidades esportivas que temos em Osasco. Teremos também o desenvolvimento das Olimpíadas Infantis, que será uma atividade em parceria com a Secretaria de Educação visando descobrir futuros atletas. Com as Olimpíadas, poderemos garimpar futuros campeões  para os esportes de alto rendimento. Isto porque é nesta idade, de 7 a 11 anos, que conseguimos identificar um grande atleta. 
O boxe é uma das modalidades que parece crescer muito na cidade de Osasco. A secretaria também investe nessa modalidade?
Tinha: O boxe teve um crescimento grande em Osasco. Temos hoje o atleta Lino Barros, campeão Latino americano dos pesos pesados, e o Murilo Alves, campeão dos pesos penas brasileiro. Estamos programando para o início de outubro um grande evento no Ginásio de Esportes Professor José Liberatti, incluindo a defesa de dois cinturões. Será a chance de mostrarmos a força de nosso boxe para o País.
A secretaria conta com parcerias junto à iniciativa privada para patrocínios envolvendo os esportes amador e de alto rendimento?
Tinha: Recentemente, renovamos a parceria com a Nestlé para o vôlei feminino. Temos ainda a parceria com o Bradesco, no Centro de Formação de Atletas de Vôlei e Basquete. Há parcerias também com o Grêmio Esportivo Osasco (GEO) e o Osasco Futebol Clube e ainda um convênio  firmado com o Clube dos Sargentos envolvendo grande parte das nossas atividades esportivas. Além delas, mantemos parcerias com as Ligas de Futebol de Salão e de Campo e uma forte relação com a UNIP, que patrocina o vôlei masculino e ao futsal feminino e masculino. Outras empresas também estão se aproximando da administração. O Shopping União, por exemplo, já realiza a Corrida União e estamos conversando para, em 2014, viabilizarmos em conjunto a 1ª Meia Maratona Internacional de Osasco, totalmente patrocinada pelo shopping e que deve atrair  atletas renomados nacional e internacionalmente.
A equipe de vôlei feminino de Osasco, que é mantida em parceria entre a prefeitura e a Nestlé, é uma das maiores forças da modalidade do País. Em setembro, o time inicia a disputa do Campeonato Paulista. Como está a expectativa para essa competição?
Tinha: Temos novas atletas no elenco. E, apesar de mantermos o mesmo patrocinador, teremos uma nova marca. Provavelmente no dia 3 de setembro a empresa deverá realizar um grande evento para anunciar o time. Vamos chegar fortes para a briga por títulos.
E quanto à parceria com o Grêmio Esportivo Osasco, há novidades previstas para esse segundo semestre?
Tinha: Uma das principais é a iluminação do estádio Prefeito José Liberatti, no Rochdale, que será concluída em setembro e permitirá a realização de jogos à noite. Ela é fruto de uma parceria assinada entre o Grêmio Osasco e o Osasco Futebol Clube, que mandam seus jogos no estádio, cedido pela prefeitura, com a AES Eletropaulo, por meio do projeto “Ilumine São Paulo”. Além disso, no caso do Grêmio Osasco, o objetivo é alcançar, em breve, o acesso à elite do futebol paulista.      
Vôlei e basquete masculinos são as mais novas apostas do esporte em Osasco? Há alguma modalidade que podemos dizer ser a “menina dos olhos” do secretário?
Tinha: Tentaremos elevar o vôlei masculino ao mesmo nível do feminino e estamos formando a base. O primeiro resultado veio agora, com o bronze conquistado nos Jogos Regionais. Estamos no caminho certo, visto que o time jogou com equipes que disputam a Superliga. O basquete masculino conta com o nosso apoio e tem os investimentos necessários. Precisamos correr atrás de parcerias privadas. Na minha concepção, não posso olhar para apenas um esporte, mas para todos, fazendo inclusive  investimentos igualitários. Olhamos com carinho para todos os setores esportivos.  
A ginástica artística também tem sido um esporte de grande destaque em Osasco. Como está a preparação da equipe?
Tinha: Nossa ginástica sempre foi destaque no cenário nacional. Tive dois encontros neste ano com a Daiane dos Santos e ela me disse que temos a terceira ou quarta melhor ginástica do País.Em muito nos orgulha essa opinião, vinda de uma grande atleta e medalhista olímpica. Estamos fazendo investimentos, embora tenhamos limitações. E os resultados estão aparecendo. Fomos campeões por equipe no masculino nos Jogos Regionais e prata no feminino. Conquistamos 14 medalhas, o que corresponde a 35% das medalhas conquistadas pela delegação da cidade na competição. 
O xadrez também faz parte dos planos de investimento da secretaria?
Tinha: Temos o desenvolvimento do Xadrez nas Escolas, um projeto em parceria com a Secretaria de Educação com custo zero para a municipalidade. Há um estudo de colocá-lo na grade curricular em 2014. Preparemos os professores para este novo desafio e nos próximos 60 dias tentaremos fazer um projeto piloto. Serão também garimpados novos talentos neste sentido.       
Osasco pensa em criar uma Virada Esportiva?
Tinha: Existe um custo elevado para um projeto deste porte, mas estamos trabalhando nesse sentido. A expectativa é realizar o evento em novembro e a custo zero para a administração. O prefeito já deu sinal positivo e estamos seguindo nas tratativas. 
Osasco mantém convênios com o governo federal para obtenção de recursos destinados ao Esporte?
Tinha: Em conversas com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, nos primeiros três meses do ano, assumimos alguns compromissos mútuos. A meta é instituir o Fundo Municipal de Esportes, órgão que receberia e ficaria responsável pelo gerenciamento dos recursos federais para investimentos em esportes, recreação e lazer pós-olimpíadas de 2016. Este foi um projeto encabeçado pela Prefeitura de Osasco mas que serve para todo o País e que teve boa apreciação do ministro. Tratamos ainda sobre o andamento de 22 projetos. Dentre eles, destaca-se a construção de três  Centros de Iniciação Esportiva, cada um deles formado por um ginásio novo, pista de atletismo e estrutura administrativa. Foram indicados para recebê-los os ginásios Domingos Piteri, na Vila Ayrosa; o Thomaz Sacho, o Corintinha, na Vila Yara, e o Gazeta Oliva, na Vila Yolanda. Eles deverão ser derrubados e darão espaço aos novos dispositivos. Os projetos já estão protocolados no Ministério e aguardam aprovação. Com isso, mudamos bastante a história esportiva da cidade. Outros 14 projetos aprovados envolvem reformas de campos públicos cedidos às agremiações ou campos de várzea. Serão novos gramados, novas arquibancadas, alambrados, iluminação e melhoria na estrutura de vestiários. Visamos atender principalmente as demandas apresentadas no Orçamento Participativo e as reivindicações da população junto ao prefeito Jorge Lapas. Todos os nossos projetos constam no PPA e no orçamento municipal.

Outras modalidades, menos populares, também estão nos planos da secretaria?
Tinha: Com certeza. Pensamos em trazer a Osasco, por exemplo, uma grande pista de patinação no gelo. A ideia é instalá-la no Calçadão da rua Antonio Agu durante 20 dias, no período próximo ao Natal. Estamos conversando com o shopping e comerciantes para tentar concretizar a ideia.  Além disso, sediamos este ano alguns jogos do Campeonato Paulista de Futebol Americano. Também levamos atletas  para disputar o Sulamericano de Kung Fu, na Argentina, e trouxemos oito medalhas. Recebemos ainda  o 29º Campeonato Brasileiro de Karatê.
O objetivo é “internacionalizar” a cidade? 
Tinha: Voltaremos o olhar de Osasco e seus moradores para o cenário nacional e internacional. Esta é uma vontade minha e do prefeito Jorge Lapas, que tem também um olhar global. O Kung Fu, por exemplo, foi uma conquista inédita para a cidade. São atletas de Osasco que tinham dificuldades para viajar para a Argentina e disputar a competição e nós ajudamos financeiramente. Temos muitos valores escondidos. Muitas pessoas se surpreendem quando falamos que temos campeões mundiais e sulamericanos de boxe, uma ginástica reconhecida internacionalmente, dentre outros esportes muitas vezes sem ou com pouco apoio. Hoje sabemos de cada atleta que disputa competições por Osasco e estamos atentos. O prefeito tem boa vontade, quer investir e mostrar as conquistas obtidas. Queremos também mostrar que nosso esporte vai além do futebol e do vôlei. Temos o tênis de mesa, a natação e até mesmo o skate, que terão pistas reformadas. Não medimos esforços para buscar recursos que qualifiquem a gestão esportiva. O esporte é olhado como um todo e os resultados aparecem se assim forem observados e assistidos.          
   
O que o senhor projeta para o futuro do esporte na cidade? 
Tinha: Penso em esportes como o amanhã, olhando para o futuro, e acredito que devemos promover o dinamismo na área, com apoio técnico de profissionais de esporte altamente qualificados, capacitados e motivados para acompanhar os futuros atletas, bem como sermos capazes de oferecer toda a estrutura física necessária ao desenvolvimento do esporte amador ou de alto rendimento. 
E o que a população pode esperar do esporte de Osasco nos próximos anos?
Tinha: Temos uma equipe técnica muito disposta e competente profissionalmente. Voltaremos nossas atenções ao celeiro nacional para nos fortalecermos enquanto pólo esportivo. Com nossa boa vontade em mudar o esporte e contando com o apoio dos munícipes, conseguiremos, nos próximos 3 anos, sermos reconhecidos dentro e fora do País, assim como nossas boas experiências serão difundidas e aproveitadas Brasil afora.

Fotos sobre a matéria estão disponíveis no link:http://www.flickr.com/photos/governodeosasco/sets/

 

 

Compartilhe no Whatsapp