Osasco lança programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2013

2/8/2013 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, através da Maternidade Amador Aguiar, laçou no dia 1º de agosto a programação para a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2013, que acontece de 1º a 7 de agosto. 

A semana é planejada em 170 países com objetivo de informar as mães e familiares sobre a importância de alimentar o bebê, em seus 6 primeiros meses de vida, exclusivamente com o leite materno (amamentação exclusiva). Outra finalidade é oferecer apoio à mãe lactante e convocar governos e centros de saúde para que estimulem o cumprimento dos “10 Passos para uma Amamentação Bem Sucedida”, principalmente para melhorar a duração e os índices de amamentação. 

O evento foi aberto pelo superintendente da Maternidade Amador Aguiar, Faisal Cury, que destacou a importância da amamentação. “Com o aleitamento materno exclusivo, o bebê se desenvolve saudável com muita saúde e protegidos contra infecções, e futuramente com condições excepcionais de vida” explicou Cury informando ainda, sobre as ações da maternidade com relação aos cuidados oferecidos com as gestantes e com os bebês. 

A primeira-dama e presidenta do Fundo Social de Solidariedade que também é madrinha da maternidade, Sandra Missiano Lapas, fez uso da palavra e frisou o tema de ponto de vista científico e também como mãe.

“Sabemos que a amamentação é fundamental para saúde do bebê oferecendo os nutrientes necessários e importantes para a saúde da mãe. Amamentando o filho você tem a prevenção de muitas doenças como o câncer mamário”, disse. Ela ainda lembrou que amamentação cria um forte vinculo entre o filho e a mãe, destacando o período em que amamentou sua filha. 

Sandra ressaltou que até hoje nenhuma empresa do ramo alimentício conseguiu desenvolver um produto que se equipare ao leite materno. “Tem até similares, mas com todos os nutrientes que dá a proteção imunológica não tem”, afirmou.

Como cirurgiã dentista, a primeira-dama explanou sobre os benefícios da amamentação em relação à saúde bucal da criança. Segundo ela, o bebê nasce com a parte de baixo da mandíbula maior que a maxila na parte de cima da boca. Com a amamentação, é possível corrigir essa diferença. “Durante a mamada, o bebê faz exercícios estimulando o desenvolvimento dos músculos e ossos”, explicou Sandra informando ainda, que a má formação das mandíbulas pode trazer complicações na formação dentária, fala e respiração.     

Já o secretário de Saúde, José Amando Mota, também detalhou a importância da amamentação, estimulou as mães que faziam parte do auditório a amamentar. Mota, como médico endocrinologista, citou a importância da amamentação para as mães que são hipertensas ou diabéticas.

Em seguida, a neonatologista, Ana Cristina Meira Vasconcelos, detalhou toda a programação da semana, que inclui: oficinas de aconselhamento às mães e acompanhantes presentes na maternidade; oficinas com os funcionários da enfermagem, entre os dias 1 e 2 de agosto.        

Neste sábado, dia 3 de agosto, acontece, na região central de Osasco, a 4ª Caminhada da Amamentação, seguida da 2ª Oficina de Aleitamento Materno, mas durante toda a semana há intensa agenda no Hospital e Maternidade Amador Aguiar, no Jardim Piratininga, zona Norte da cidade. 

A caminhada terá concentração às 8h30 no estacionamento da Escola de Artes César Antônio Salvi, que fica na avenida Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360, ao lado da Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro, e segue até a Faculdade Anhanguera, localizada na avenida dos Autonomistas, 1325, onde, às 10 horas, terá início à 2ª Oficina de Aleitamento Materno.

Também participaram do evento o deputado estadual Marcos Martins; a coordenadora de Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Sônia Rainho; representando o Rotary Club de Osasco, Hebert Gabann, representando o Rotary Club de Quitaúna, Cleusa Fanali; a diretora de Atenção Básica de Saúde, Gilma Rossafa; a coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Joana D’Arc; a diretora de Ações Estratégicas em Saúde, Luciana Pignatari; dentre outras autoridades. 

 

Compartilhe no Whatsapp