Osasco qualifica agentes de trânsito e dobra o número do efetivo
22/7/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, participou da abertura do curso preparatório e de qualificação para agentes de trânsito, oferecido pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Osasco (Setran), seguindo as recomendações do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O efetivo passa de 40 para 100 agentes. A cerimônia aconteceu no dia 22 de julho, na Sala Osasco, no Paço Municipal.
A Prefeitura mais do que dobrou o número de agentes de trânsito. Serão qualificados 60 novos agentes e outros 40 que já trabalham no Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), participam do curso como forma de reciclagem e trocam experiências para reforçar a formação dos novos agentes, totalizando 100.
O curso tem carga horária de 80 horas e será dividido em três turmas, incluindo: Relacionamento Interpessoal; Legislação de Trânsito; Posturas, Noções Básicas de Primeiros Socorros; Sinalização; Direção Defensiva, além de aulas práticas nas ruas da cidade.
O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, João Góis Neto, recebeu a nova equipe e detalhou os números do trânsito em Osasco. “Nossa cidade tem 67 km² e uma população com cerca de 700 mil habitantes. Nossa frota cadastrada hoje chega a 350 mil veículos, além da frota flutuante com mais de 250 mil carros que utilizam os principais corredores de nosso município em horários de pico”, pontuou Góis, explicando ainda a necessidade de preparar os agentes.
Já o prefeito Jorge Lapas deu as boas vindas para os novos agentes e falou dos avanços. Ele explicou que, assim que começou o governo, a ideia foi criar uma estrutura ainda maior para Secretaria de Transportes para atender as necessidades do trânsito.
“O trânsito não se resume apenas ao centro da cidade e estamos fazendo investimentos entendendo a complexidade de Osasco”, disse Lapas, informando que continuará a investir na qualificação dos agentes, visando a melhoria no trânsito.
“Esse é um trabalho que exige cuidado porque o motorista que estaciona o carro em cima da calçada, desrespeitando a Lei, também desrespeita as pessoas”, alertou. “Eu estarei sempre ao lado daquele que fizer prevalecer a lei”, afirmou o prefeito, destacando que a presença do agente sempre faz a diferença na organização do trânsito.
O evento contou ainda com a presença da secretária adjunta de Transportes e Mobilidade Urbana, Vera Lúcia Carvalho Costa; do diretor municipal de Trânsito, Claudenes Begnini; do diretor Municipal de Transportes, Antônio Domingos Carreira; dentre outras autoridades.