Osasco participa de colóquios internacionais e firma novos contatos para cooperação técnica

26/6/2013 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

A Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco participou de dois importantes eventos nos últimos meses, que serviram de oportunidade tanto para inserir a cidade em discussões de temas globais como para apresentar experiências de políticas públicas municipais bem sucedidas em áreas como desenvolvimento urbano sustentável, participação popular e Consórcio Intermunicipal da Região Oeste.

Representando a cidade e o prefeito Jorge Lapas, o coordenador de Relações Internacionais, Luciano Jurcovichi, participou, entre os dias 11 e 13 de junho, do III FALP – Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia, evento realizado, entre os dias 11 e 13 de junho, no município de Canoas, no Rio Grande do Sul. 

“O FALP constitui-se em uma rede global de municípios de regiões metropolitanas e congrega autoridades municipais preocupadas com a construção de políticas públicas que garantam o direito à cidade e a constituição de metrópoles solidárias”, explica Luciano.

A delegação de Osasco foi composta, além do coordenador de Relações Internacionais, pelo coordenador do Orçamento Participativo, Antonio Onofre França de Queiroz, Toninho, que participou também, como parte da programação, do encontro da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, 

Dentre as ações de destaque, houve a participação de Osasco na reunião da Executiva da Rede FALP, no dia 12 de junho, ocasião em que foi elaborada a “Carta de Canoas para o Direito às Cidades e Metrópoles Solidárias”. “Nossa cidade teve papel incisivo ao reivindicar e conquistar a inserção dos temas Diversidade Cultural e Identidades Culturais no texto”, revela o coordenador de Relações Internacionais.

A cidade de Osasco também requisitou que as Secretarias Executiva e de Comunicação da rede sejam rotativas, pedido que prontamente foi aceito. “Nosso município foi ainda convidado a compor a executiva da Rede FALP na condição de Suplente da Secretaria Executiva”, acrescenta.

Além disso, Luciano lembra que o encontrou serviu para estabelecer importantes contatos com delegações estrangeiras, como a Prefeitura de Aizaria, na Palestina, que propôs parceria de Cooperação Técnica com Osasco, sobretudo na área de projetos. “A Prefeitura de Morón, na Argentina, buscou também uma Cooperação Técnica conosco para a composição de um Conselho de Cultura nos moldes do ComCultura de Osasco”, completa, referindo-se ao Conselho Municipal de Política Cultural. Outros contatos também foram estabelecidos, com temáticas variadas, com as cidades de Nanterre, na França, Cazenga, em Angola, Pikine, no Senegal, e com a anfitriã Canoas. Ao todo, participaram do evento cerca de 200 cidades de 30 países, representando todos os continentes.

Uruguai

A Coordenadoria de Relações Internacionais também integrou, entre 27 e 28 de maio, em Montevidéu, no Uruguai, as mesas de discussão do seminário “Diálogos sobre Descentralização, Governança Local - Regional e Desenvolvimento Urbano Sustentável”, organizado pela Prefeitura de Montevidéu, Rede Mercocidades, CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), ONU-HABITAT (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos), com apoio da Comunidade Europeia e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

Segundo Luciano, a participação de Osasco aconteceu em dois momentos do encontro. No primeiro, foi apresentado um panorama da prestação de serviços básicos na cidade, especificamente nas áreas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, transporte coletivo e coleta e reciclagem de resíduos sólidos, a partir de dados das Secretarias Municipais de Serviços e Obras, Transportes e Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. “Também apresentamos o Projeto Biodiesel, da Secretaria de Meio Ambiente, e o recém-criado Consórcio Intermunicipal da Região Oeste, tema que chamou a atenção dos presentes”, relata Luciano.

Já a segunda participação aconteceu, a convite dos organizadores, na Mesa “Diálogo Cidadão”, na qual foram discutidas formas de participação popular. “Foi uma ótima oportunidade para divulgarmos, em nível internacional, experiências de nossa cidade como o Orçamento Participativo, Projeto Osasco 50 Anos, Conselhos Municipais e demais canais de diálogo com a sociedade. Tudo isso faz parte de um importante e estratégico programa de internacionalização de nossa cidade”, afirma.

 

Compartilhe no Whatsapp