Prefeito Jorge Lapas reduz tarifa de ônibus de Osasco
10/6/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, anunciou na tarde desta sexta-feira, dia 7 de junho, uma redução no valor das passagens dos ônibus municipais. A partir de 17 de junho, o preço da tarifa passa dos atuais R$3,30 para R$3,20.
A decisão foi possível, segundo Lapas, a partir da Medidas Provisória 617, editada pela presidenta Dilma Rousseff em 31 de maio de 2013 e que zerou as alíquotas do PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) que incidem sobre o serviço de transporte público.
O prefeito também afirmou, em entrevista coletiva, em seu gabinete, que a decisão foi tomada no âmbito do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste, formado por 7 cidades da região Oeste da Grande São Paulo. “Essa foi a primeira decisão conjunta do consórcio e a redução também será adotada pelas outras cidades da região a partir do dia 17”, afirmou.
Lapas classificou a medida como uma contribuição de Osasco às ações do governo federal para combater a inflação. “Além disso, com nossa redução e decisão semelhante tomada pelo consórcio do ABC Paulista, podemos incentivar que outras administrações públicas façam o mesmo”, destacou.
Durante a reunião do consórcio de prefeitos, Lapas esteve acompanhado do secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de Osasco, João Góis, e assinou, junto aos outros chefes do Poder Executivo, um termo de acordo para a redução.
Além disso, o grupo vai encaminhar à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) documento solicitando que as tarifas dos ônibus intermunicipais que atendem a essa região também sejam reduzidas.
O encontro aconteceu no gabinete do prefeito de Barueri, Gil Arantes, e também contou com as presenças dos prefeitos de Carapicuíba, Sérgio Ribeiro; Itapevi, Jaci Tadeu; Jandira, Geraldo Teotônio; Santana de Parnaíba, Marmo Cezar; e Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio.
Na ocasião, Lapas falou sobre a solidificação e eficiência do consórcio, bem como o agendamento de novas reuniões para discutir sobre transportes e outros temas de interesse comum das cidades. “Há uma agilidade grande do consórcio na tomada de decisões que visam melhorar a qualidade de vida da população da Região Oeste da Grande São Paulo”, complementou.