Em plenária do Orçamento Participativo, Lapas anuncia obras viárias e de combate às enchentes
5/6/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Os bairros do Helena Maria, Jardim Baronesa e região receberam, na noite de segunda-feira, dia 3 de junho, plenária do Orçamento Participativo (OP), projeto da Prefeitura de Osasco que permite à população indicar quais são as obras e projetos prioritários para os bairros da cidade.
O evento, realizado na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Pastor Josias Baptista, foi aberta com uma apresentação das obras realizadas, em anos anteriores, atendendo a solicitações apresentadas ao OP. Depois, foi a vez do coordenador do Orçamento Participativo, Antônio Onofre França de Queiros falar sobre a importância dessa ferramenta de gestão democrática implantada pela administração municipal.
Também presente ao evento, como faz em todas as plenárias, o prefeito Jorge Lapas falou sobre a nova dinâmica adotada pelo OP sob sua gestão. “Não queremos apenas o apontamento de prioridades. Nossa meta é ampliar essa discussão e ouvir reivindicações de obras que, muitas vezes, não são tão grandes mas estão trazendo problemas à população e que podem ser resolvidas de maneira mais rápida”, comparou.
Lapas afirmou ainda que aquela era a 13ª plenária do OP em 2013. “Nessas reuniões, já ouvimos cerca de 2 mil pessoas, além de termos conseguido transmitir à população informações sobre o que estamos fazendo em cada bairro”, afirmou.
Para essa região da cidade, a lista de projetos e obras em andamento, anunciada pelo prefeito, inclui a reforma do Pronto Socorro Osmar Mesquita, a construção de um novo prédio para a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Helena Maria, substituindo o imóvel atual, que é alugado; e a implantação de uma creche no Jardim Baronesa.
A melhoria da malha viária e ações de combate às enchentes, incluindo a canalização completa do córrego Rico, foram outros destaques. “Vamos canalizar o córrego até o Braço Morto e depois até o terminal da rua Walt Disney. E vamos construir uma via, em duas mãos, sobre ele”, relatou, referindo-se à implantação da ViaNorte, que já teve projeto de financiamento aprovado junto ao governo federal.
Já como parte do projeto de urbanização do Jardim Santa Rita, cujas obras estão em fase de contratação, será construída uma ligação entre a rua Arinos e a avenida Lourenço Belolli. “Além disso, o reservatório que é conhecido como Piscinão da Coca Cola será refeito, ajudando a combater as enchentes”, completou Lapas.
Outra novidade anunciada por ele foi a construção, na avenida Getúlio Vargas, da Sub-Prefeitura da zona Norte. “Será um verdadeiro portal de atendimento, para garantir, à população dessa região, acesso aos serviços que hoje já temos no Paço Municipal. Também na avenida Getúlio Vargas implantamos um corredor de ônibus que deu muito certo. Por isso, vamos também implantar um corredor exclusivo para os coletivos na Via Norte. Nossa meta é sempre priorizar o transporte coletivo”, acrescentou.
Na sequência, foi a vez do prefeito ouvir as reivindicações da população. Sobre as principais demandas apresentadas ele afirmou que a administração municipal está contratando médicos para suprir a demanda da rede municipal e está negociando, junto ao governo do Estado, a implantação de um bilhete integrado para pagamento das passagens de ônibus municipais, trens e metrô. Além disso, está cobrando da Sabesp serviços de tapa-buracos após o conserto de vazamentos e uma solução para o problema de falta de água na região.
Também prestigiaram a plenária a primeira-dama Sandra Missiano Lapas; o deputado estadual Marcos Martins, o vice-prefeito Valmir Prascidelli e os secretários municipais Carlos Baba (Serviços e Obras), Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação), Sergio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano), João Gois (Transportes e Mobilidade Urbana), Monica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Gelso de Lima (Assistência e Promoção Social), Marisa Elizabeth (Administração), Roberto Trapp (Comunicação), José Amando Mota (Saúde) e Tinha di Ferreira (Esportes, Recreação e Lazer), além do presidente da CMTO – Companhia Municipal de Transportes de Osasco – Paulo Arnoni, e dos vereadores Mazé Favarão e Cláudio da Locadora.