da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Com o objetivo de ampliar o diálogo com o munícipe, como vem fazendo com frequência, o prefeito Jorge Lapas participou, na noite de segunda-feira (6), da terceira plenária do Orçamento Participativo.
Realizada na EMEF Oscar Pennacino, no Jardim Cipava II, essa foi a terceira plenária do OP, de um total de 20, que tem se caracterizado como um importante instrumento para ouvir a população.
O coordenador do Orçamento Participativo, Antônio Onofre França de Queiroz, Toninho, fez questão de ressaltar, na abertura do evento, que o OP tem atuação baseada na democracia, transparência e na participação direta dos cidadãos na vida pública da cidade. A atividade também contou com uma palestra do jurista e professor Sidmar Pall sobre cidadania e ética.
Durante sua explanação, Toninho também ressaltou que as plenárias são ferramentas para a população apresentar à administração o modelo de cidade que eles pensam.
Participação gera informação. Essa foi a mensagem passada pelo prefeito Jorge Lapas, explicando que quanto mais os munícipes participarem das plenárias e acompanharem a gestão municipal, mais informações eles poderão passar aos cidadãos ausentes desse tipo de atividade.
O prefeito também salientou que o diálogo permanente com a população possibilita que a administração acompanhe de perto os anseios dos munícipes. “As demandas se renovam. O que era prioridade antes, talvez não seja hoje. Por isso, eu acredito que temos que continuar ouvindo a população. Nossa administração não é só representativa e, sim, também participativa”, frisou o prefeito.
A participação dos secretários municipais também foi destaque na atividade. O prefeito agradeceu o empenho e a preocupação de todo o seu secretariado em ouvir a população e estar presente em todas as plenárias do Orçamento Participativo.
Como costuma fazer em todas as plenárias, o prefeito abriu o microfone para os munícipes apontarem demandas da região. Após ouvir todas as observações dos munícipes, Lapas deu um retorno, respondendo os apontamentos, um a um, apresentando projetos para aprimorar os serviços públicos municipais dos bairros do entorno do Jardim Cipava II.
O deputado estadual Marcos Martins e os vereadores Alex da Academia, Maluco Beleza e Mazé Favarão também fizeram uso da palavra.
Participaram do evento Edivani Mattos, Marisa Gasparini e Adriana Pandolfo, respectivamente, diretora, supervisora de ensino e coordenadora educacional da EMEF Oscar Pennacino, os secretários municipais, Marisa Elizabeth da Silva (Administração), Gelso de Lima (Assistência e Promoção Social), Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação), Tinha di Ferreira (Esportes, Recreação e Lazer), Sérgio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano), José Amando Mota (Saúde), André Santiago (Segurança e Controle Urbano), Carlos Baba (Serviços e Obras), Roberto Trapp (Comunicação Social), João Gois Neto (Transporte e Mobilidade Urbana), Luiz Carlos Garcia (Ouvidoria Geral); Heli Freitas, presidente da Associação de Moradores do Jardim Iguaçu e Região, Jorge Matias, vice-presidente da União dos Moradores do Jardim Veloso, e delegados do Orçamento Participativo.