da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Com casa cheia, o prefeito Jorge Lapas pôde dialogar, na noite de sexta-feira (3), com os munícipes da região do Jardim Conceição, durante a segunda plenária do Orçamento Participativo do ano, realizada na EMEF Renato Fiuza Teles.
Abrindo o evento, o coordenador do Orçamento Participativo, Antonio Onofre França de Queiroz, Toninho, salientou que as plenárias de 2013 do OP são indicativas e não deliberativas, como eram feitas antes. Segundo ele, essa iniciativa leva o governo mais próximo da população e proporciona mais espaço para os cidadãos falarem sobre suas preocupações e anseios.
“O Orçamento Participativo é exemplo de um governo transparente e democrático. Através do recebimento de propostas feitas pela população, será possível fazer um diagnóstico com as demandas da região”, disse Toninho.
Durante sua explanação, o prefeito Jorge Lapas listou alguns feitos da prefeitura na região, como os títulos de posse dados aos moradores, PSH, recapeamentos, escola, entre outros. Lapas também frisou que a prefeitura está em constante diálogo com a população. “Estamos aqui mais para ouvir do que para falar”, disse. Segundo ele, essa iniciativa ajuda definir as prioridades. “Vamos ver o que o povo está pedindo e priorizar”, afirmou o prefeito.
Disposição em ouvir a população é o caminho para melhorar a cidade. Esse é o pensamento do vice-prefeito Valmir Prascidelli. Segundo ele, um governo que se dispõe a ouvir o povo é um exemplo de que está buscando o caminho certo e, consequentemente, quer melhorar a qualidade de vida da população.
Presente durante o evento inteiro, o prefeito se dispôs a ouvir todos e orientou ao coordenador do Orçamento Participativo que abrisse o microfone para a população apresentar seu ponto de vista sobre os atuais projetos e pontuar demandas locais. Atencioso, o prefeito ouviu e anotou todas as observações. Feito isso, o prefeito Jorge Lapas enfatizou sobre os projetos que visam atender as solicitações apontadas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população.
Também participaram do evento Iracy Ribeiro e Elaine Gomes, respectivamente, diretora e vice-diretora da EMEF Renato Fiuza Teles, os vereadores Valdir Roque e Alex da Academia, o deputado estadual Osvaldo Verginio e os secretários municipais, Waldyr Ribeiro Filho (Gabinete), Marisa Elizabeth da Silva (Administração), Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação), Tinha di Ferreira (Esportes, Recreação e Lazer), José Amando Mota (Saúde), André Santiago (Segurança e Controle Urbano), Carlos Baba (Serviços e Obras), Roberto Trapp (Comunicação Social), João Gois Neto (Transporte e Mobilidade Urbana), Luiz Carlos Garcia (Ouvidoria Geral); e delegados do Orçamento Participativo.