da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Na tarde do dia 5 de maio, domingo, o prefeito Jorge Lapas participou da cerimônia de abertura do 49° UNDOKAI (Gincana Poliesportiva) da Acenbo - Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Osasco, no Jardim Umuarama. Antes, ele foi recebido pelo presidente da Acendo, Sussumo Araki e por demais membros da diretoria da casa e pela comissão organizadora do evento esportivo, para um almoço típico japonês, no restaurante montado na quadra coberta da associação.
A festa, o mais tradicional evento da Acenbo, é uma gincana poliesportiva para todas as idades, que relembra uma parte da cultura que os imigrantes japoneses trouxeram para o Brasil. Para realizar essa festa, a associação e a colônia japonesa contam com patrocinadores, doadores, apoiadores e voluntários. A prefeitura de Osasco, costumeiramente oferece apoio para a realização do evento.
Depois de hastear a bandeira do município de Osasco, durante a execução do Hino Nacional, Jorge Lapas falou em seu discurso sobre a importância da Acenbo para a comunidade osasquenses. "O trabalho e a cultura que o povo japonês trouxe para Osasco ajudaram em muito no crescimento da cidade. Valorizo este tipo de ação realizada aqui hoje, porque uma administração pública pode fazer muito por uma cidade, mas trabalhos como o da Acenbo e este convívio familiar aqui proporcionado, ajudam muito a prefeitura, porque cuidam da família e do esporte, com reflexos positivos para a saúde e para a segurança pública" , disse.
Presente ao evento, o deputado estadual Marcos Martins ressaltou o convívio de paz entre o Brasil e o Japão. “Em Osasco, a Acenbo é um instrumento importante para este intercâmbio fraterno e respeitoso”, disse.
Também compareceram ao evento os deputados Keiko Ota (federal), Osvaldo Vergínio e Jooji Hato (estaduais) e os secretários municipais Tinha di Ferreira (Esportes, Recreação e Lazer), Fábio Yamato (Cultura), entre outras autoridades.
Departamento de Comunicação Social
Jornalista: Eliane Kirejjian
Fotografia: Rodrigo Petterson
Diretor: Roberto Trapp