Unidade II do Albergue Municipal recebe campanha de vacinação contra influenza
3/5/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência e Promoção Social, a Equipe Consultório na Rua realizou, na tarde desta segunda-feira (29), na Unidade II do Albergue Municipal, localizado no Jardim Rochdalle, uma campanha de vacinação contra a gripe influenza, causada pelo vírus A, popularmente conhecida como H1N1.
A campanha ofereceu atendimento às pessoas que utilizam o Albergue Municipal I (Centro), Centro de Inclusão Social da Pessoa em Situação de Rua, moradores da região e a própria unidade.
Emocionado, Cirineu Fernandes, o gestor da Unidade ao lado da assistente social Nubia Maria, orgulha-se de receber a atividade. “Assim a gente continua esse trabalho de sempre olhar para os mais fracos. A gente tenta de toda maneira fazer o resgate e melhorar a vida dos mais fracos”, diz.
Um dos responsáveis pela atividade, Cirineu está contente com a atuação do governo. Segundo ele, o prefeito Jorge Lapas tem intensificado as ações e políticas públicas em prol das pessoas em condições de rua.
Coordenador técnico da Equipe Consultório na Rua, Edmey Vitório acredita esse tipo de ação é fundamental para contribuir para a reinserção social das pessoas em condição de rua. De acordo com ele, contribuir para a prevenção de doenças não só faz bem à saúde, bem como proporciona uma evolução psicológica.
Albergue II
Com o objetivo de reincluir socialmente os indivíduos que ali passam, a Unidade II do Albergue Municipal dispõe de 40 leitos e realiza tratamentos de alta temporalidade. Com uma população 100% masculina, a unidade atende atualmente 36 pessoas.
Consultório na Rua
O Consultório na Rua é composto por uma equipe volante com formação multidisciplinar, constituída por médico, agentes de proteção social, agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem. A equipe tem a finalidade de prestar atendimento na rua, oferecendo cuidados básicos e de promoção à saúde para indivíduos em situação de vulnerabilidade social.