Recreio nas Férias leva alunos da rede municipal ao Sítio Aruanã

23/7/2012 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Como parte das atividades da 15ª edição do programa Recreio nas Férias, a Secretaria de Educação de Osasco levou alunos de duas escolas da rede para um dia inteiro de diversão no sítio Aruanã, em Embu-Guaçu.

O projeto visa oferecer atividades recreativas e culturais aos estudantes durante o recesso escolar e,  nesta edição, atende 17 mil crianças de 97 unidades escolares.

O passeio, que teve como principal foco a educação ambiental, aconteceu na sexta-feira, dia 13 de julho, envolvendo alunos da  EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Renato Fiúza Teles e CEMEIEF  Maria Tarcilla Fornasaro Melli.

Os estudantes foram recebidos logo cedo pela equipe do sítio, que preparou um reforçado café da manhã. Depois, ouviram explicações sobre o passeio que fariam e ainda informações sobre a importância da preservação do meio ambiente. Na sequência, brincaram nos campos, parque recreativo e na piscina com tobogã.

Outro destaque do passeio foi uma caminhada por trilha, na qual tiveram contanto com diferentes espécies de animais e de vegetação. As crianças também encararam um desafio: atravesar uma poça de água, sem cair, passando por uma corda. Para  Kauan de Souza Gomes,  de 8 anos, que estuda na EMEF Renato Fiúza Teles, foi a chance de praticar um “esporte radical”. “Estou adorando. Fiz uma trilha radical com os meus amigos, os instrutores ensinaram sobre o Meio Ambiente e. aqui ainda tem um monte de pássaros, árvores e plantas, além de quadra e brinquedos. Aprendi brincando”, destacou.

Como parte da viagem, as crianças também almoçaram uma deliciosa comida caseira. Em seguida, participaram de atividades lúdicas no campo, com diversos jogos, brincadeiras e danças interativa.

Para secretária de Educação de Osasco, Marinalva Oliveira, atividades como estas colocam as crianças em contato direto com a natureza. “E muito mais que um passeio. O que oferecemos é a oportunidade dos alunos conhecerem e reconhecerem a biodiversidade como parte fundamental para manutenção da vida humana”, afirma.

A programação do Recreio nas Férias acontece inclui ainda atividades nas escolas, com recreação, contação de história, teatro, korfebol, artes visuais, passeios e oficinas culturais como artesanato, ciranda, danças regionais, confecção de bonecas africanas, musicalização, grafite e fantoches.

A cerimônia de encerramento acontece no dia 28, no Ginásio José Liberatti, com várias atrações musicais, dentre elas os grupos Periquito de Revista e Matéria Rima.

Compartilhe no Whatsapp