Prefeito de Osasco recebe ministro do Esporte Aldo Rebelo
15/4/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, recebeu no dia 12 de abril, em seu gabinete, a visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Na ocasião, Lapas tratou de assuntos relacionados à futura parceria com o Governo Federal para garantir investimentos em equipamentos esportivos para a cidade. Em seguida, foram para o Centro de Treinamento do Osasco Futebol Clube, no Jardim Cipava.
Também participaram do encontro o vice-prefeito, Valmir Prascidelli; o secretário de Esportes, Tinha di Ferreira; o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Antônio Toniolo; o secretário de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, Netinho de Paula, e o presidente do PCdoB de Osasco, José Roberto.
A Prefeitura está buscando parceria com o Ministério do Esporte para aquisição de aparelhos esportivos para práticas de ginástica olímpica. O pacote inclui ainda o revestimento de dois campos com gramado sintético, além de mais três projetos que visam à derrubada de três unidades esportivas para construção de novas, com ginásio esportivo e pista de atletismo, nos bairros Vila Yara, Vila Ayrosa e Vila Iolanda.
O secretário Tinha di Ferreira destacou a importância dos investimentos nos esportes. “Temos em nossa cidade atletas de alto nível, campeãs brasileiras e sulamericanas no atletismo com chances reais de ganhar medalhas olímpicas em 2016. Por isso, queremos que essas atletas passem a treinar com uma aparelhagem ainda mais adequada”, afirmou.
Centro de Treinamento do Osasco Futebol Clube
Na sequência, o prefeito acompanhou a visita do ministro Aldo Rebelo ao Projeto Águia Alvinegra. O programa é desenvolvido em parceria entre o clube e o Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Lá, Lapas encontrou os ex-jogadores Ademir da Guia (Palmeiras e da Seleção Brasileira) e o vice-presidente do Grêmio Osasco, Vampeta (Corinthians e campeão da Copa do Mundo de 2002).
O prefeito e o ministro percorreram toda a instalação do CET (Centro Esportivo de Treinamento), espaço concedido pela Prefeitura para implantação do projeto que treina 90 jovens entre 14 e 20 anos, as chamadas categorias de base, que também disputam competições oficiais. No CET, os futuros atletas, além das aulas práticas também recebem aulas de idiomas, informática e atendimento de saúde, incluindo tratamentos odontológicos, acompanhamentos psicológicos e de fisioterapia. Ter um bom currículo escolar e garantir, no mínino, 90% de presença nas aulas também faz parte da formação do atleta.
Os jogadores que se destacam no projeto ingressam no GEO (Grêmio Esportivo Osasco), o time oficial da cidade, que utiliza o mesmo espaço para treinamento. O local, assim como todo o funcionamento do CET, foi apresentado pelo responsável do projeto, Adelsio Reis.
O prefeito falou sobre a importância do trabalho feito com os jovens. “Em nome da cidade de Osasco, quero parabenizar esse grande trabalho que está sendo desenvolvido. Já tivemos grandes resultados, como o título paulista Sub 20”, disse. Já o ministro se mostrou satisfeito com os investimentos do projeto, disse estar orgulhoso em saber que os garotos e as famílias devem sentir-se felizes pela oportunidade. “O maior título que podemos ganhar é proteger essa garotada, dando assistência e oportunidades para que eles façam naturalmente o que mais amam na vida, jogar futebol”, salientou. “Que o projeto revele talentos para o futebol e para os clubes de São Paulo, do Brasil e do mundo”, completou.
Também participaram do evento o deputado estadual Osvaldo Vergínio; os secretários municipais André Santiago (Segurança e Controle Urbano), o Chefe de Gabinete do prefeito, Waldyr Ribeiro Filho; o Ouvidor Geral, Luiz Carlos Garcia; os vereadores Valdomiro Ventura, Dinei Simão, Branco e Aluísio Pinheiro; a secretária de Esportes de Carapicuíba, Maria de Fátima Brito; o presidente do GEO, Lindemberg Pessoa; o diretor do GEO, Gustavo Teixeira; o presidente do CMDCA, Marcos Miguel e o comandante do 14º BPM/M, o tenente-coronel José Virgolino de Oliveira; dentre outras autoridades.