da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
A Prefeitura de Osasco, por meio da Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, organizou no dia 26 de março uma caminhada das mulheres, no Centro da cidade. No percurso, as participantes defenderam a luta contra a violência doméstica, autonomia na saúde e paz. O prefeito Jorge Lapas participou do evento no Calçadão da rua Antônio Agu e do ato que aconteceu em frente à Estação de Trem.
A caminhada é uma atividade prevista na programação do Dia Internacional da Mulher, que incluiu uma série de eventos destinados ao segmento, durante todo o mês de março, desde ações de saúde até o atendimento jurídico gratuito, passando também por atividades culturais.
Durante o ato, o prefeito fez uso da palavra e apresentou sua mãe, Raissa Lapsky, que participou da caminhada que desceu pela avenida Primitiva Vianco até o Largo de Osasco. “Vim aqui para apoiar a luta das mulheres. O Brasil hoje é dirigido por uma mulher e isso mostra que ela não está secundarizada na política. Hoje, a mulher é a principal governante do nosso País”, disse Lapas. “A mulher vem ocupando o seu lugar. Em nosso governo temos várias mulheres nas secretarias. Elas são empenhadas, se dedicam e fazem a diferença”, completou, parabenizando as participantes pela ação.
Lapas também convidou o grupo para participar das ações do governo, que buscará fortalecer a saúde da mulher, e, principalmente, luta para implantar um Centro Ontológico (Tratamento do Câncer) na cidade.
Já a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sônia Rainho, parabenizou o prefeito Lapas pelo seu aniversário e pediu para os participantes cantarem o tradicional parabéns. Ela também ressaltou a importância da luta. “No mês da Mulher, devemos sair para reivindicar aquilo que é de direito. Agora, queremos o Centro de Tratamento do Câncer, porque não é justo a mulher acordar de madrugada para ir ao Hospital Pérola Byington. Esse Centro vai salvar muita gente e nós não podemos abrir mãos”, afirmou Sônia.
Também participaram do evento a secretária de Educação, Régia Maria Gouveia Sarmento; e os vereadores Mazé Favarão e Rogério Lins; além do diretor de Comunicação Social da Prefeitura de Osasco, Roberto Trapp, dentre outras autoridades.