Apresentação da Orquestra de Metais Lyra Tatuí abre o EJARTE 2013
21/3/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Uma noite de boa música. Assim foi a abertura do EJARTE 2013, mais nova edição do programa, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Osasco, que visa o enriquecimento pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de atividades artísticos culturais.
O evento, realizado na noite de quarta-feira, dia 20 de fevereiro, no auditório do CEU (Centro de Educação Unificada) Dra Zilda Arns, no Jardim Elvira, contou com uma apresentação da Orquestra de Metais Lyra Tatuí, uma das mais famosas do País e considerada ainda a 10ª melhor do mundo.
O prefeito Jorge Lapas, ao lado da secretária de Educação, Régia Maria Gouveia Sarmento, fez questão de prestigiar o evento e falou da importância do projeto. “Buscar novos conhecimentos é sempre muito importante. A administração municipal tem buscado oferecer ferramentas para que os alunos da rede municipal façam isso. Porque a função da prefeitura não é só tapar buracos. Isso é necessário, mas também nos preocupamos com o cidadão na sua essência”, afirmou.
Lapas acrescentou ainda que a intenção é incentivar cada vez mais as atividades culturais na cidade. “Estamos estudando, inclusive, aproveitar melhor os CEUs para esse fim. Quem sabe poderemos até revelar novos talentos”, afirmou.
Já a secretária Régia iniciou sua fala destacando o empenho dos alunos da EJA nos estudos. “Sabemos com é difícil, após um dia inteiro de trabalho, ainda ir para a escola. Por isso, vocês estão de parabéns”. Na sequência, afirmou que projetos como o EJARTE abrem um leque de oportunidades aos estudantes. “Esse é um projeto sensacional porque dá uma nova visão de mundo aos alunos, com conhecimentos que vão além da sala de aula”.
Após os discursos, a Orquestra de Metais Lyra Tatuí subiu ao palco e fez uma bela apresentação, com direito a música de estilos e épocas variados, de Aquarela do Brasil à Pantera Cor de Rosa.
Durante uma pausa, o professor e regente Adalto Soares, fez uma explicação bem humorada sobre o funcionamento da orquestra, apresentando também à plateia cada um de seus instrumentos. Ele também elogiou a Prefeitura de Osasco pela iniciativa de promover eventos culturais.
Também prestigiaram o evento a Coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Osasco, Sonia Rainho; a coordenadora da EJA e do MOVA da Secretaria Municipal de Educação, Rutiléia Morais, e o vereador Branco, dentre outras autoridades.
O EJARTE segue até julho, dividido em séries Instrumental, encerrada no dia 21, com a Orquestra Câmara Traviatta Poema Sinfônico; e ainda Teatro, Música Vocal, MPB e Jazz
Confira a programação do EJARTE no CEU Dra Zilda Arns:
Abril – Série Teatro
Dia 24 – O Auto da Compadecida
Dia 25 – Memórias de um Sargento de Milícias
Maio – Série Música Vocal
Dias 22 e 23 - Maria Alcina, com o espetáculo Carnaval e Serpentina
Junho – Série MPB
Dia 4 – Orquestra Walter Azevedo
Dia 5 – Quinteto Branco e Preto
Julho - Série Jazz
Dia 12 – Jazz Band Quinteto