da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Na terça-feira, dia 19 de março, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, esteve na Central 156, onde fez o atendimento de número 500 mil. Ao atender o telefonema, Lapas conversou com a munícipe Cleusa de Andrade, moradora no Parque Continental. Após cumprimentar Cleusa e falar rapidamente sobre a importância da Central 156, o prefeito registrou a solicitação da munícipe que desejava marcar um agendamento no Portal do Trabalhador. “Agradecemos pela sua ligação, Cleusa, e esperamos que você consiga uma nova vaga de emprego no Portal do Trabalhador”, disse Lapas.
Acompanhado da secretária de Administração, Marisa Elizabeth e do diretor de Comunicação Social, Roberto Trapp, Jorge Lapas foi recebido pelos gerentes Sérgio Porto e André Moro, além de Bruno Chagas, supervisor da Central de Atendimento (call center). No local, além de fazer o atendimento 500 mil, Lapas agradeceu aos funcionários da central pelo atendimento diário aos munícipes de Osasco. “O trabalho de vocês é de suma importância para o bom desempenho da administração municipal”, enfatizou.

Para o prefeito, o 156 é um trabalho que, além de fazer o atendimento e esclarecer o munícipe mais imediatamente, ajuda também a administração a ficar sabendo de todos os problemas da cidade. “Sem dúvida, trata-se de uma ferramenta indispensável à administração pública, pois, desde o primeiro registro aqui, a administração tem condições de atender o cidadão e acompanhar todo o trâmite de sua solicitação, reclamação ou informação”, enfatizou Lapas.
A secretária Marisa Elizabeth também falou sobre a importância do 156. “Após fazer o registro da solicitação, a Central passa essa informação ou reclamação para a secretaria ou órgão público responsável pela área. E cabe a nós, da Secretaria de Administração, acompanhar o desenrolar desse processo. Recebemos diariamente o relatório operacional da Central 156 e, assim, temos condições de acompanhar o andamento dos processos, como também cobrar o seu atendimento pelo órgão competente”, disse.
A Central 156 foi instalada em Osasco no dia 4 de julho de 2011 e recebe, em média, 2 mil ligações por dia. Segundo Sérgio Porto, o serviço passou a ser mais usado pelos munícipes, na medida em que ele foi sendo mais conhecido e divulgado. “Prova disso é o aumento dos atendimentos nos últimos meses. Dos 500 mil atendimentos registrados hoje, 300 mil ocorreram nos últimos 6 meses”, destacou.
Hoje, a Central conta com 50 atendentes; 2 monitores de qualidade; 2 técnicos de informática; um técnico de apoio organizacional; um supervisor; e um gerente. Os principais serviços solicitados são poda de árvores, tapa-buraco, desentupimento de bueiros, manutenção de praças e parques, manutenção e instalação de semáforos e denúncias sobre poluição sonora e despejo irregular de entulhos. Os munícipes usam o serviço também para pedir informações gerais sobre endereço e funcionamento de repartições públicas, como escolas, postos de saúde, bibliotecas, etc, como também sobre programas sociais da Prefeitura, eventos públicos e telefones úteis de órgãos públicos.