Secretaria de Saúde de Osasco apresenta orientações para cuidados pós alagamentos
14/3/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Diante das recentes ocorrências de chuvas com potencial de alagamento, tanto em Osasco como em toda a região e na Capital, a secretaria de saúde de Osasco está divulgando informações a respeito dos procedimentos adequados para as situações de pós enchente.
Os cuidados com a saúde pública se fazem necessários, principalmente quando a população entra em contato com a água contaminada, que pode causar desde diarréias até doenças mais graves como a Leptospirose, cujos cuidados se limitam à prevenção, já que não existe vacina contra esta doença.
A diminuição da incidência de enchentes é tratada com prioridade pelo prefeito Jorge Lapas, que após a tempestade do dia 9 de março, sábado, ordenou serviços imediatos, na cidade, como a reconstrução do muro de contenção na parte final da canalização do córrego João Alves, onde o mesmo deságua no rio Tietê, e a remoção da ponte sobre o córrego Bussocaba, na avenida Fuad Auada, que impedia a vazão adequada do córrego, na ocorrência de cheias acentuadas.
Cuidados pós enchentes
O que fazer após enchentes
- A água contaminada pode causar diarreias e doenças parasitárias, por isto, não beba ou faça uso em hipótese alguma de água que contenha coloração e/ou odor.
- Proteja-se sempre com luvas, botas de borracha ou sacos plásticos duplos envolvendo as mãos, pernas e braços;
- Jogue fora mantimentos mesmo embalados, frutas, legumes, verduras, medicamentos e outros alimentos (carnes/peixes/ovos/frangos) que entraram em contato com a água contaminada da enchente;
- Lavar e enxaguar com água e sabão as superfícies de pias e mobílias e utensílios como pratos, talhares, panelas, copos; e deixar de molho em água sanitária.
Como higienizar pisos, paredes, bancadas, eletrodomésticos e utensílios domésticos
Faça um preparo do hipoclorito de sódio (2,5%): 1 litro de hipoclorito de sódio (2,5%) ou água sanitária diluído em 4 litros de água.
1º passo: lavar com água e sabão o objeto que entrou em contato com águas de enchente;
2º passo: enxaguar;
3º passo: deixar o objeto na solução do hipoclorito de sódio por uma hora;
4º passo: enxaguar com água própria para consumo humano (potável);
5º passo: Para superfícies, pisos, bancadas, paredes umedecer um pano na solução, passar nas superfícies e deixar secar naturalmente.
O que é a leptospirose
- É uma doença causada por uma bactéria presente na urina de roedores (ratos, ratazanas e camundongos) que se espalha pela água de enchente, lama e esgoto. Esta bactéria pode entrar na pele da pessoa com ou sem ferimentos e ainda não existe vacina contra ela.
Quais os sintomas da leptospirose
Os principais sintomas são febre, calafrios, diarreia, vômitos, dor no corpo, dor muscular, urina escura, olhos e pele amarelados, cansaço, fraqueza, falta de apetite, entre outros.
- Caso apresente algum destes sintomas, procure imediatamente um serviço de saúde e informe que teve contato com água de enchente.
- Pessoas que possuem ferimentos que foram expostos à água de enchente devem procurar um serviço de saúde para verificar o caso.
Ainda não existe vacina contra a leptospirose, por isto a prevenção é a melhor escolha. Em casos de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Vigilância Epidemiológica do município de Osasco pelo e-mail:ve.ss@osasco.sp.gov.br ou pelos telefones: 3699-8900, 3699-3814 (Fax), 3699-8909 (Fax), 3699-8912 3699-8913.