da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Abrindo as comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã de 8 de março a ação humanizada “Vamos dar um abraço na Maternidade”. Na ocasião, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Sandra Missiano Lapas, foi homenageada e intitulada madrinha da unidade. Cerca de 400 pessoas participaram do evento.
A atividade aconteceu no Hospital e Maternidade Amador Aguiar, no Jardim Piratininga, com objetivo de homenagear as mulheres pelo seu dia, chamar a atenção para os serviços oferecidos pela maternidade e divulgar seus trabalhos e resultados. A programação incluiu ainda o seminário sobre “Humanização da Assistência e Prevenção da Violência contra a Mulher”, com mais de oito temas que foram apresentados e debatidos ao longo de todo o dia.
Durante o evento, também foram homenageada as mais de 100 mil mulheres que passaram pela Maternidade Amador Aguiar, que contabiliza 108.414 nascimentos, em 16 anos de existência. O “abraço” significa que mesmo através de um gesto simples é possível demonstrar o carinho, o amor, e o afeto com que as mulheres são acolhidas. O hospital conta com a dedicação de 400 servidoras.
A cerimônia foi aberta pelo médico-diretor da unidade, Mario Sérgio, que destacou todo o trabalho realizado pela maternidade, assim como os programas e os serviços de CPN (Centro de Parto Normal); a UTI Neonatal (Unidade de Tratamento Intensivo); o Banco de Leite Humano; Ambulatório Mãe-Bebê e Neonatologia; Núcleo de Não Violência Contra Mulher e a realização de Cursos para profissionais.
Já o secretário de Saúde, José Amando Mota, destacou a data com um dia para fazer reflexões, sobre os avanços do sistema de saúde com relação à mulher, e os desafios de se construir um sistema único de saúde cada vez mais compactuada. O secretário também reviveu a história da saúde com relação ao Programa de Saúde Integral da Mulher, criando em 1984, quando a mulher começa a sair do ponto de vista de reprodução, que cuida de criança e familiares. Segundo o secretário, hoje, os programas estão mais voltados para mulher como um todo, envolvendo a saúde mental, ocupacional para aquelas que chegam a ter até uma tripla jornada de trabalho, assim com as ações de prevenções do câncer.
O secretário ressaltou ainda que é preciso avançar na questão de doenças infectocontagiosas, degenerativas e crônicas. Destacou também a questão da violência de todos os tipos contra a mulher. “Isso envolve todas as secretarias, porque isso é um pacto pela vida e pela saúde”, disse Mota. Ele ainda informou que Osasco está próximo de ganhar um Centro Oncológico (Tratamento do Câncer). Finalizou seu discurso agradecendo e parabenizando todas as mulheres pelo seu dia.
Na sequência, o secretário de Saúde, homenageou a primeira-dama, Sandra Missiano Lapas, que recebeu um cartão de prata, com uma mensagem, e o titulo de madrinha da maternidade. Sandra lembrou que, por meio da luta da mulher, muito já foi conquistado, mas que ainda há muito para ser feito, para garantir todos os direitos assegurados.
Já como madrinha da maternidade, a primeira-dama afirmou que vai ajudar a ampliar o parto humanizado. “O mais importante na hora que a mulher precisa de uma ajuda é ter ao seu lado uma pessoa de confiança, que vai além do direito assegurado. Essa é uma prática que não só dá a gestante a tranquilidade necessária, como também ajuda a fortalecer os laços familiares”, explicou Sandra. “Mulheres nunca desistam, continuem lutando por um mundo mais justo e humanitário”, finalizou.
Durante a cerimônia, também foram homenageadas uma mãe e uma gestante. Priscila de Oliveira Silva, com o pequeno Kauã de apenas três dias de vida, recebeu o carinho dos servidores da maternidade e flores. Já a gestante de 7 meses, Juliana Colares Eugênio, que aguarda a chegada de João Pedro, também recebeu flores e o carinho das amigas da maternidade. Juliana é enfermeira e trabalha na unidade. A diretora administrativa da Maternidade Amador Aguiar, Kátia Mota, também recebeu homenagens.
Durante a ação humanizada “Vamos dar um abraço na Maternidade”, a banda musical Renascer Praise Helena Maria interpretou grandes sucessos da MPB e Gospel.
Policlínica Zona Norte – Assim como a Maternidade Amador Aguiar, a Policlínica Zona Norte, Dona Leonil Cré Bortolosso, no Jardim Piratininga, também desenvolveu uma série de atividades destinadas à “Valorização da Mulher Saúde e Vida”, a programação foi desenvolvida durante todo o dia, incluindo dança, ioga, limpeza de pele, massagens e orientações sobre a saúde da mulher.
O secretário de Saúde, José Armando Mota, também participou do evento e baseou seu discurso no mesmo formato da maternidade. Além de parabenizar as mulheres, ele frisou a importância da participação nos conselhos de saúde.
A diretora da policlínica, Lúcia da Saúde, falou sobre as atividades. “Hoje, optamos por incentivar o exercício físico, visando contribuir com a saúde, que não pode ser apenas definida por remédio, é necessário trabalhar a prevenção”, explicou.
Também participaram dos eventos, o deputado estadual, Osvaldo Vergínio; o secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento, Marcos Arruda; os vereadores Andréia Capriotti e Dinei Simão; a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sônia Rainho; a diretora do Departamento de Ação Básica da Saúde, Gilma Rossafa; a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Vitima de Violência, Joana D´Arc dos Santos Lara; o pastor Reinaldo Mota; o padre Tião, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Jardim Helena Maria; dentre outras autoridades.