da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
A empresa Ativo Digital, uma das incubadas na Incubadora Municipal de Empresas de Osasco, trabalha na solução de um problema não só do País, mas mundial: a destinação final do lixo eletrônico.
Com a constante inovação do setor de tecnologia, principalmente de eletroeletrônicos, a vida útil dos produtos é cada vez menor, aumentando consequentemente a produção desse tipo de resíduo, que é altamente poluente.
No dia 1º de março, os empresários Diogo e Daniel, representantes da empresa, apresentaram à Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (Sica) da Prefeitura de Osasco, pasta à qual a Incubadora é subordinada, sua proposta para o gerenciamento do lixo eletrônico e que pode resultar em uma política pública do setor em Osasco.
A intenção da empresa é fazer a remanufatura de computadores utilizados pela administração pública municipal, transformando os componentes que podem ser reutilizados em novas máquinas, que serão devolvidas à administração municipal, o que garantiria, além dos ganhos ambientais, a redução dos gastos públicos com a aquisição desse tipo de equipamento.
Após a apresentação do projeto, ficou acertada a formação de um grupo de trabalho, com participação de representantes da empresa, da Incubadora, da Sica e da Câmara Municipal para analisar o assunto e formatar um projeto nesse sentido para a cidade.
Participaram da reunião, o secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento, Marcos Arruda, o diretor de Desenvolvimento Econômico, José Monção da Silva, o coordenador da Incubadora, Mario Chiba, e o vereador Rogério Silva.