Prefeito firma parceria com governador para construção de moradias do assentamento Raio de Luz
6/3/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
No último sábado, dia 2 de março, o prefeito de Osasco Jorge Lapas recebeu na cidade o governador Geraldo Alckmin, para cerimônia de assinatura de Protocolo de Intenções entre a Secretaria Estadual da Habitação e o município. O convênio prevê a construção de unidades habitacionais no Jd. Padroeira, zona Sul da cidade, para o assentamento regular de 1000 famílias da comunidade Raio de Luz, que fica no mesmo bairro, no km 19 do Rodoanel. O evento aconteceu no salão nobre da Aceo (Associação Comercial e Empresarial de Osasco), no Bela Vista.
De acordo com o convênio, a maior parte dos recursos virá do governo Federal, que entrará com R$ 75 mil por unidade, através do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, enquanto o governo do Estado contribuirá com R$ 20 mil por unidade, pelo Programa “Casa Paulista”. A prefeitura de Osasco, além de disponibilizar a área onde serão construídas as unidades, cujo processo se encontra em fase final de negociação com o proprietário, também atenderá, por meio do programa municipal Bolsa Aluguel, as primeiras 500 famílias atendidas, sendo que parte deste custo será subsidiado pela empresa Vega Sopave, proprietária da área ocupada.
A assinatura com o governo do estado coroa mais esta luta da Prefeitura de Osasco, que consolidou todos os esforços de gestão em favor dessa conquista. Em 14 de fevereiro último, o prefeito Lapas participou de uma reunião com o secretário de Habitação do Estado, Sílvio Torres, com o objetivo de tratar do convênio. O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Sergio Gonçalves, que acompanhou o prefeito nas negociações, foi o responsável pela elaboração do decreto de utilidade pública para a área.
“É com grande alegria que vejo este trabalho voltado à moradia se iniciar dentro do nosso mandato. Desde janeiro já entregamos chaves de apartamentos e escrituras, mas pela primeira vez um projeto dá seus primeiros passos dentro da nossa gestão”, disse o prefeito na cerimônia de assinatura do convênio. “Estive em cada barraco da Raio de Luz e falei para os moradores, que resolver o problema de moradia deles era ponto de honra para mim, e que o faria até o final do meu mandato. Mas agora sei que vamos resolver isso antes dos 4 anos", completou.
Lapas lembrou ainda do início de sua vida pública, há 30 anos, quando foi servidor da prefeitura de Osasco, na gestão do prefeito Humberto Parro, oportunidade em que trabalhou com urbanização de favelas. “Era uma época em que a Prefeitura não contavam com nenhum levantamento ou estudo estatístico desse tipo de área. Naquele tempo, alguns bairros se confundiam com as favelas, por causa da pobreza, da falta de infraestrutura urbana, de guias e sarjetas. Fizemos levantamento das família e começamos a detectar as lideranças e organizar um trabalho comunitário. Plantamos uma semente ali, que depois de muito tempo, ainda dá frutos”, afirmou.
O governador Geraldo Alckmin, por sua vez, destacou a união de forças dos governos municipal, estadual e federal. “Não se trata de um empréstimo e sim de subsídio. As obras serão feitas pelo setor privado e queremos que sejam concluídas o mais rápido possível. Acreditamos que em 15 meses os apartamentos podem estar prontos”, calculou
Também presente ao ato, o deputados estadual Marcos Martins salientou a luta por moradia arcada pelos moradores da Raio de Luz. “Jorge Lapas abraçou esta luta da comunidade Raio de Luz, que ocupava um terreno da Dersa, do governo do Estado, e agora terão suas moradias garantidas em uma parceria da prefeitura com os governos do estado e federal, solucionando um problema que vinha se arrastando há muito tempo”, disse.
Histórico
A favela Raio de Luz foi formada a partir da ocupação de uma área que pertencia à Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A). A empresa vendeu o terreno, ainda com as famílias no local, e o novo proprietário, a empresa Vega Sopave, moveu processo de reintegração de posse. Com isso, os moradores sofriam constante risco de despejo.
Também estiveram presentes à cerimônia os deputados estaduais Gilmaci Santos, Osvaldo Vergínio e Celso Giglio, o vice-prefeito Valmir Prascidelli, os ex-prefeitos de Osasco Guaçu Piteri, Francisco Rossi e Silas Bortolosso, os vereadores Antonio Toniolo (presidente da Câmara Municipal), Josias da Juco, Professora Mazé Favarão, Bognar, Rogério Silva, Adrea Caprioti, André Sacco, Valdomiro Ventura e Alex Sandro de Souza Sá, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, os secretários Sergio Gonçalvez (Habitação), Waldir Ribeiro (Gabinete), André Santiago (Secontru), Marcos Arruda (Sica), José Amando Mota (Saúde), Fábio Yamato (Cultura) e Régia Maria Gouvêa Samneto (Educação), além dos coordenadores Luciano Jurcovichi (Relações Internacionais e Sônia Rainho (Mulher e Promoção da Igualdade Racial), do diretor do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Osasco, Roberto Trapp e do ouvidor geral, Luiz Carlos Garcia.
Entre as presenças também se destacaram Paulo Cesar Gomes, o “Tio Paulo”, presidente da Associação Raio de Luz, moradores da área, André Menezes, presidente da Associação Comercial e empresarial de Osasco (ACEO) e Marcos Rodrigues Penido, secretário de estado adjunto e diretor técnico de Habitação.