da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
O prefeito de Osasco, Jorge Lapas recebeu na manhã de 6 de fevereiro um grupo composto por pastores, bispos e vários líderes de diversos segmentos evangélicos em seu gabinete. No encontro, o prefeito apresentou algumas ações do início de sua gestão e abriu espaço para ouvir os participantes.
A reunião, que também contou com a presença do chefe de Gabinete, Waldyr Ribeiro Filho, do secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento, Marcos Arruda, e do diretor de Comunicação Social, Roberto Trapp, foi aberta pelo pastor Silvio Neves, da Igreja Evangélica Plenitude, que também será o interlocutor entre a Prefeitura e o segmento. “Quero agradecer a disposição de todos por estarem aqui nessa manhã. Vocês são os principais representantes da sociedade evangélica de Osasco, pela liderança e o trabalho que desenvolvem em nossa cidade. Nosso objetivo é estreitar e ampliar os laços entre a administração pública e a comunidade evangélica”, disse.
Já o prefeito iniciou sua fala destacando sua trajetória no serviço público. “Tenho muito conhecimento da máquina pública, com 30 anos de experiência. Fui funcionário dessa prefeitura na gestão do prefeito Humberto Parro, sou engenheiro de carreira da Prefeitura de São Paulo e trabalhei 8 anos com o prefeito Emidio. Conheço muito bem a cidade. E agora, com essa missão que Deus me colocou, aumentam ainda mais minhas responsabilidades perante o município”, afirmou.
Em seguida, Lapas destacou a formação do primeiro escalão de seu governo, que foi baseado em perfil técnico, visando ainda contemplar as forças políticas. “O perfil desse grupo foi muito bem traçado para termos a melhor equipe possível”, afirmou.
Ele também salientou a dificuldade enfrentada no início de seu mandato, quando um vendaval atingiu Osasco, no dia 19 de janeiro, derrubando mais de 100 árvores. “Demos uma resposta rápida à população. Percorremos os bairros mais atingidos para sanar os problemas”, pontuou.
O prefeito ainda detalhou algumas das principais ações de seu governo, como as obras de conclusão do projeto “Renova Centro”, no Largo de Osasco, e as negociações para abertura de um novo acesso à marginal Pinheiros, que depende da remoção de uma favela que fica na divisa com a Capital. “Já conversei com o prefeito Haddad e estamos avançando com essa proposta”, declarou.
Outro assunto discutido foi a intensificação das fiscalizações as casas noturnas, para garantir a segurança do público e evitar tragédias como a que aconteceu na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Até o momento, 8 estabelecimento já foram lacrados. “Estamos estudando também uma nova forma para renovar os alvarás. Hoje, o sistema é feito pela Internet, sem a necessidade de apresentação de laudos ou certificados de pericias técnicas para o funcionamento. Isso é uma falha que vamos corrigir”, destacou.
Ele ainda alertou os pastores de que as igrejas também serão vistoriadas. “Tenho certeza que os riscos em uma igreja são bem menores, pois elas geralmente têm janelas abertas e as portas são bem mais largas. Mas isso não nos deixa tranquilos. Quero pedir para vocês que mantenham as suas igrejas regularizadas, com extintores e vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros. Vamos garantir a segurança desses locais. Caso alguém precise de alguma orientação técnica pode procurar a prefeitura, que nós vamos dar assistência de como solucionar alguns problemas para facilitar a regularização”, afirmou.
Por fim, o prefeito convidou os participantes para um grande culto de ação de graças, em comemoração ao aniversário de 51 anos da cidade, que acontece no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, no dia 22 de fevereiro, às 19 horas.
O grupo também teve oportunidade para dar sugestões e propor parcerias com o governo para desenvolver trabalhos de conscientização sobre violência e combate às drogas nas escolas da rede pública.
A reunião contou com representantes das igrejas Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Evangélica Plenitude, Assembleia de Deus, Assembleia de Deus - Ministério Belém, Renascer em Cristo, Avivamento da Fé, Ministério de Jesus Cristo Nas Nações, Adventista do Sétimo Dia, Ministério de Jesus Cristo, Assembleia de Deus - Missão Internacional, Presbiteriana Independente do KM 18, Universal, Assembleia de Deus – Madureira, Cristo Liberta, Comunidade Evangélica Eleitos de Deus, Casa da Benção de Deus, Assembleia de Deus – Comunidade da Paz, Casa Gospel, Evangélica da Vila Yara e a Comunidade Evangélica Batista Bethlehem.