OSASCO FÁCIL.com.br

Menu
Confira os serviços de Delivery disponíveis

BOLETIM OSASCO DESTA TERÇA-FEIRA, 17/3: MEDIDAS CONTRA COVID-19

18/3/2020 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura de Osasco informa nesta terça-feira, 17/3, que:

• Osasco não tem casos confirmados de coronavírus.

• Atualmente existem 46 casos suspeitos notificados.

• Destes, 24 estão em análise laboratorial.

• Até o momento foram descartados 22 casos por critério laboratorial.

                                                                                                                                                                                    

PREVENÇÃO À TRANSMISSÃO

O COVID-19 é transmitido por espirro, tosse e gotículas de saliva.

Os sintomas mais comuns apresentados são tosse, febre e dificuldade para respirar.

A prevenção contra o coronavírus é responsabilidade de todos. Seguem algumas recomendações de prevenção à transmissão importantes:

- lave as mãos constantemente, com água e sabão. Lave os dedos, o espaço entre eles, o dorso das mãos, as unhas e o pulso.

- higienize as mãos com álcool em gel, principalmente após fazer uso do transporte coletivo.

- mantenha dois metros de distância de qualquer pessoa tossindo ou espirrando e evite locais de aglomeração.

- evite tocar os olhos, nariz e boca, sem lavar as mãos antes.

- ao tossir e espirrar cubra a boca e o nariz com o antebraço (não com as mãos) ou com lenço descartável.

- evite compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

- mantenha os ambientes bem ventilados.

AÇÃO INTERSECRETARIAL

Desde o dia 13/3, a Prefeitura vem adotando todas as medidas necessárias para evitar a disseminação do coronavírus (COVID-19)

No Decreto nº 12.391, de 16 de março de 2020, constam todas as medidas temporárias e emergenciais adotadas.

Confira algumas ações intersecretariais:

Secretaria da Cultura (Secult)

Por meio da Portaria Interna nº. 008/2020, todo servidor da Secretaria da Cultura que se enquadrar no grupo de risco e comprovar, por meio de atestado médico, que é portador de doenças respiratórias crônicas ou tenha idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos poderá trabalhar em casa “home office”, durante o período de 17/3 a 17/4.

Atendendo ainda ao disposto no Decreto Municipal nº 12.391, de 16 de março de 2020, todos os equipamentos culturais municipais ficarão fechados por 30 (trinta) dias, a partir de 17/3. A realização de espetáculos, seminários, reuniões, show e quaisquer eventos, ainda que previamente autorizados, nesses equipamentos estarão suspensos.

Confira abaixo os equipamentos culturais:

● Centro Cultural e Esportivo;

● Centro Comunitário Vicentina;

● Escola de Artes Cesar Antônio Salvi;

● Biblioteca Monteiro Lobato;

● Biblioteca Heitor Sinegaglia;

● Museu Dimitri de Sensaud de Lavoud;

● Teatro Municipal Glória Giglio;

● Centro de Eventos Pedro Bortolosso;

● CEU das Artes Camila Rossafa e

● CEU das Artes Yolanda Ap. A. Ribeiro.

 

Secretaria de Finanças (SF)

Por meio da Portaria Interna nº 12/2020, a Secretaria de Finanças também adotou o trabalho em forma remota “home office”, para os servidores que se enquadrem no grupo de risco, e ainda possuam, em seu ciclo social e/ou familiar, pessoas que estejam em suspeita ou em caráter de confirmação ao contágio com o novo Coronavírus (CODIV-19).

Praça de Atendimento

A Secretaria de Finanças solicita aos munícipes que necessitem resolver pendência em finanças que o façam por meio eletrônico através do site oficial: http://www.osasco.sp.gov.br/servicos-on-line-financas

Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag)

A Seplag, por meio da Portaria Interna nº 001/2020, informa que até o dia 31/3 (ou prazo maior, caso seja necessário, seguindo os avanços do quadro de pandemia no país) adotou o regime de trabalho flexível, escala de revezamento e “home office” para os servidores da pasta.

Enquadram-se no grupo desta portaria os servidores que tenham doenças preexistentes respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes ou imunodepressoras; grávidas ou maiores de 60 anos; dependentes do transporte coletivo municipal ou intermunicipal; servidores pais ou responsáveis de crianças ou adolescentes menores de 16 (dezesseis) anos de idade cujas aulas tenham sido suspensas em virtude do novo Coronavírus (COVID-19); servidores que apresentarem quaisquer sintomas de doenças respiratórias e/ou febre a partir de 37,3ºC e também os que tiveram contato com pessoas diagnosticadas pelo novo Coronavírus.

Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SERT)

Todos os agendamentos do Portal do Trabalhador entre os dias 19/3 e 6/4 estão suspensos, e serão reagendados para datas a partir de 6/4.

Os atendentes das unidades irão entrar em contato com os agendados nesse período para marcar uma nova data.  

Os cursos de qualificação profissional, mutirão de emprego e o funcionamento dos CIDs - Centros de Inclusão Digital tanto fixo, quanto móvel (carreta) também estão suspensos.

Secretaria de Assistência Social (SAS)

Atendendo ao Decreto 12.391, de 16/3/2020, a SAS suspendeu todas as atividades no Centro de Convivência Thomaz Sacho, na Vila Yara, e no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), no Bela Vista.

A Instituição de Longa Permanência ao Idosos (ILPI) Cora Coralina, instalada na Vila Yolanda, suspendeu as visitas e os funcionários estão adotando todas as medidas protocolares de prevenção ao coronavírus no atendimento aos idosos da casa. Todas as atividades para a terceira idade estão suspensas desde segunda-feira, 16/3.

Saúde

Secretaria de Saúde está realizando os atendimentos a casos suspeitos na rede de urgência e emergência, assim como nas UPAs Centro, Vila Menck e Jardim Conceição, com reserva de leitos de enfermaria e UTI com isolamento. O Hospital Municipal Antônio Giglio igualmente já reservou leitos de enfermaria e UTI com isolamento.

Toda a rede de atenção primária está sendo orientada, principalmente quanto às medidas não farmacológicas, de prevenção a disseminação do coronavírus e está acolhendo pacientes em casos suspeitos, oferecendo a eles a orientação adequada, de acordo com cada caso em específico.

O atendimento no Centro de Atenção ao Idoso Padre Rafael Busatto, no Km 18, está restrito apenas aos casos que necessitem de um atendimento de urgência, assim como unidades dos CAPS, e todos os funcionários estão seguindo as recomendações protocolares de prevenção ao coronavírus.

A Secretaria de Saúde recomenda que os idosos permaneçam em suas residências e evitem locais de aglomeração, visto que a população com mais de 60 anos, além de pessoas com doenças crônicas e baixa imunidade, têm maiores chances de desenvolver um quadro grave da doença do que os demais grupos, portanto, precisam de atenção especial neste momento.

As férias dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Osasco estão suspensas até 15/5.

Fundo Social de Solidariedade

Contribuindo com as ações do governo para evitar a disseminação do coronavírus na cidade, o Fundo Social de Solidariedade cancelou os seguintes eventos: Coração Solidário, Campanha do Agasalho e Distribuição de Ovos de Páscoa. O Casamento Comunitário, que acontece anualmente no mês de maio, está suspenso temporariamente.  

CMTO

A Prefeitura de Osasco, por meio do Decreto nº 12.391, de 16 de março de 2020, adotou a suspensão gradativa das aulas na rede municipal de educação e da FITO, entre os dias 16 e 20/3, e a suspensão total das aulas a partir do dia 23/3.

A Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO), responsável pela gestão do transporte público na cidade, após criterioso acompanhamento da evolução da demanda de usuários, nos últimos dias, observou uma queda acima de 25% no uso do transporte coletivo.

 Um dos motivos diz respeito a redução do uso dos coletivos por estudantes e seus responsáveis. Desta forma, antecipou o uso da tabela de férias (redução da frota durante recesso escolar) para redução da frota neste momento, e, a partir da próxima quinta-feira, 19/3, as operadoras de transporte público farão uma redução da oferta da ordem de 7% (cerca de 30 veículos), devendo ser avaliada na próxima semana a necessidade de novas reduções.

Foi elaborado um conjunto de medidas a serem adotadas pelas operadoras visando minimizar ao máximo o risco à saúde dos usuários e dos colaboradores, entre elas:

- manter as janelas dos veículos sempre abertas para melhor circulação do ar (o ar condicionado dos veículos serão desligados, para se manter os vidros abertos);

 - aumentar e também intensificar a higienização dos ônibus, especialmente dos balaústres e suportes de apoio (“pega-mão”), além de tentar fazer a higienização durante etapas do dia, quando possível (os veículos passarão por uma pré-higienização ao chegarem na garagem e passarão por uma limpeza mais intensa antes de saírem para circulação)

 - fornecimento de álcool em gel 70% para a tripulação;

 - orientar os cobradores a incentivar os usuários para utilizar o pagamento da passagem pelo cartão eletrônico, evitando o contato com dinheiro;

 - recomendação aos idosos que evitarem sair de casa;

 - orientar todos os colaboradores sobre os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde e autoridades sanitárias quanto as medidas de prevenção ao coronavírus, e multiplicar essas medidas preventivas aos usuários do transporte público.

 

Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer

Atendendo ao Decreto nº 12.391, de 16/3/2020, todo e qualquer evento público, incluída a programação de equipamentos esportivos, culturais e dos parques municipais estão suspensos.

Atividades esportivas para a terceira idade estão suspensas desde segunda-feira, 16/3.

Jogos já agendados nos ginásios e estádios municipais acontecerão de portas fechadas, para não prejudicar o calendário das competições já em andamento.

 

Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Atendendo as medidas protocolares em relação ao COVID-19, que constam no Decreto nº 12.391, de 16 de março de 2020, todo e qualquer evento nos parques municipais estão suspensos.

As atividades relativas a Semana da Água também estão suspensas.

Compartilhe no Whatsapp