1.723 pessoas participam dos cursos de qualificação dos Portais do Trabalhador

11/11/2019 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria do Emprego, Trabalho e Renda (SETR), mantém três unidades do Portal do Trabalhador: Centro, Jardim Santo Antônio e Jardim Bonança, que oferecem intermediação de mão de obra, seguro desemprego, carteira de trabalho, Cadastro Único/Bolsa Família, Osasco Integra, CIEE (estágios), Plantão de Assistência Social e Banco do Povo.

Os destaques dos portais ficam por conta da intermediação da mão de obra e oferta de cursos de qualificação profissional, justamente para preparar o cidadão para o concorrido mercado de trabalho. Nesse ano, já foram realizados cursos para 105 turmas, num total de 1.723 cidadãos. Eles puderam escolher entre os cursos oferecido: Raciocínio Lógico e Comunicação, Auxiliar de Logística, Recepção e Portaria, Auxiliar Administrativo, Empreendedorismo e Técnico de Vendas.

Entre 4 e 8/11, o Portal do Trabalhador do Jardim Bonança ofereceu o curso de Recepção e Portaria, com carga de 20 horas. Ministrado pela educadora Vilma Rosana da Silva Melo, o curso contou com aulas interativas e dinâmicas sobre comportamento, dicas de como agir no ambiente de trabalho e regras para quem for atuar como porteiro ou recepcionista.

“Durante o curso, também ajudamos na elaboração do currículo”, explica Vilma. Além disso, os currículos são repassados aos portais para a captação de vagas. Ou seja, as equipes buscam vagas para as quais os candidatos estejam aptos. A aproximação entre candidato e empregador ocorre durante a cerimônia de entrega de certificados dos cursos, quando a secretaria realiza o Balcão de Emprego.

João Batista de Oliveira, 47 anos, desempregado, viu o curso como uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. “Eu vim procurar vaga para ajudante, mas estava aberto a outras possibilidades. Tinha interesse no curso de porteiro e aqui no Portal do Bonança consegui fazê-lo de graça. Foram 7 dias de muito aprendizado”, disse.

Os interessados em participar dos cursos ou concorrer as vagas de emprego devem procurar uma das unidades do Portal do Trabalhador. É preciso apresentar RG, CPF, Carteira de Reservista (homens), título de eleitor e comprovante de endereço.

 Osasco_1573154578_[13]

Atendimentos nos 3 Portais, de janeiro a outubro

Pessoas atendidas - 197.335

Emissão de Carteira de Trabalho - 19.452

Intermediação de mão de obra (busca por emprego) - 99.485

 

SERVIÇO

 

 

Compartilhe no Whatsapp