da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
No dia 1º de janeiro, em um Teatro Municipal lotado, houve a cerimônia de transmissão simbólica do cargo de prefeito de Emidio de Souza para Jorge Lapas. O evento foi marcado pela emoção.
O primeiro a discursar foi o ex-vice-prefeito Faisal Cury, que destacou a eleição de Lapas como um reconhecimento, por parte da população, do trabalho realizado pela gestão Emidio. E finalizou com um conselho aos recém-empossados. “Mas estejam preparados, pois os desafios são inúmeros e a expectativa da população é cada vez maior”.
As palavras do vice-prefeito Valmir Prascidelli foram na mesma linha. “Somos depositários das angústias e das necessidades cotidianas de nosso povo. E vamos trabalhar muito para dar à cidade o salto de qualidade que a população espera de nós”, disse.
Na sequência, veio um dos momentos mais marcantes do evento. Lapas homenageou Emidio com a exibição de um video mostrando histórias de pessoas que se beneficiaram com diversas obras e ações de seu governo, incluindo desde jovens que fizeram cursos profissionalizantes e hoje estão empregados até pessoas que trocaram seus barracos de madeira por apartamentos, por meio dos projetos de urbanização de favelas. Outro destaque foi o depoimento de Marise Prazeres, ex-beneficiária do Bolsa Família que, com apoio da administração municipal, fez curso profissionalizante de costura hoje preside a Cooperativa de Costura de Osasco. O video foi encerrado com cada um dos personagens dizendo “Obrigado, prefeito Emidio”.
Emidio não conteve as lágrimas e também se emocionou durante seu discurso, iniciado com um agradecimento. “Quero deixar a todos, em primeiro lugar, o agradecimento de uma pessoa que teve a oportunidade de ser prefeito de Osasco”.
O ex-prefeito disse ainda que deixa o cargo feliz e de cabeça erguida, principalmente quando compara a situação atual da cidade com a encontrada no início de sua gestão. “Peguei uma cidade que não tinha crédito, não tinha moral e nem respeito. Principalmente em Brasília, Osasco era sinônimo de cidade que não honrava seus compromissos. Saímos do 25º para o 12º lugar no ranking do PIB nacional. Deixamos de ver as empresas irem embora e, além de atrair novas, fortalecemos nosso comércio, que é um dos maiores do Brasil. E geramos mais 50 mil empregos com carteira assinada”, disse.
Emidio afirmou também que torce pelo sucesso de Lapas, mas que não terá qualquer interferência no novo governo. “Já disse a ele que sempre que precisar de um conselho, estarei a disposição. Mas o atual governo seguirá o seu caminho. E tenho certeza de que Lapas fará um ótimo governo, não só porque ele é engenheiro, mas porque é temente a Deus e pai de família, o que são qualidades imprescindíveis. Quanto a mim, é claro, de ter feito mais. Gostaria de ter entregue obras como a rua da Estação, que depende da desapropriação de 2 imóveis, a Sala Osasco e os 400 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida no Jardim Belmonte. Mas não tenho um pingo de mágoa, porque sei que essas obras serão entregues por Lapas”.
Na sequência, houve outro momento de emoção. Emidio entregou a Lapas a bandeira de Osasco, que chegou ao palco escoltada por um agente da Guarda Civil Municipal (GCM).
Em seguida, Lapas anunciou seu secretariado e assinou seus termos de posse. Depois, foi sua vez de fazer um discurso emocionado. Ele iniciou lembrando das dificuldades da disputa eleitoral, já que teve apenas um mês para fazer sua campanha. “A minha campanha foi prova da presença constante de Deus em cada momento. Nós sofremos muito, com problemas principalmente de ordem legal e judicial e vocês, muitos dos que estão aqui, também não dormiram, como eu não dormi, muitos e muitos dias esperando a homologação, a diplomação. Tudo foi muito difícil. Mas Deus deu forças para que eu e minha família pudéssemos suportar a onda de boatos. A gente sabia que por trás de tudo isso estava um trabalho para a cidade que precisava continuar. A gente sabia que não eram vaidades que estavam em jogo. Eram projetos que o Emidio tinha começado”, lembrou.
O novo prefeito também assumiu o compromisso de não só dar continuidade ao legado de Emidio, mas de ir além. “Ficou feliz em saber que hoje não sou só eu quem está aqui. Minha posse representa a continuidade de tudo que plantamos. Fizemos muitos projetos inovadores, que não poderiam parar. E, além de garantir sua continuidade, vamos fazer mais. Garanto para vocês que tudo que tiver ao meu alcance, todas as minhas forças eu darei para que Osasco continue nesse rumo do desenvolvimento”, destacou.