Beneficiários do POT recebem certificados

11/12/2018 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Texto: Marco Borba
Imagens: Sérgio Gobatti

 Osasco_1544443062_[13]

Satisfação, agradecimento, alegria e esperança de dias melhores. Essas foram as palavras mais usadas para traduzir o sentimento dos 820 formandos que integram o Programa Operação Trabalho (POT), da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), da Prefeitura de Osasco, que receberam na quinta-feira, 6/12, os certificados de cursos de qualificação profissional. A cerimônia, da qual participaram o prefeito Rogério Lins, o secretário da Pasta, Lau Alencar, e demais diretores das áreas envolvidas na formação, aconteceu no Centro de Formação de Professores (Avenida Marechal Rondon, 263, Centro).

Lançado em maio deste ano, durante as atividades da “Semana do Trabalhador”, o programa já atendeu 1.384 munícipes, boa parte deles em situação de vulnerabilidade social e vivendo em albergues municipais. É que com a crise econômica muitos perderam o emprego e nem sequer tinham condições  de continuar bancando o aluguel.

É o caso  de Fernando Gomes de Andrade, 33 anos, que após passar quase um ano desempregado em 2017, se inscreveu no programa e com o salário que recebe mensalmente da Prefeitura pôde deixar o albuergue do Jardim Rochdale e alugar dois cômodos no Jardim Helena Maria, ambos os bairros na zona Norte da cidade. Ele trabalha fazendo limpeza na Secretaria de Educação.

“Foi uma transformação em minha vida. Tudo o que eu precisava era uma oportunidade. Fiz os cursos, entre eles o de informática, e agora espero encontrar um emprego em breve em uma empresa e seguir em frente, voltar a estudar, fazer outros cursos”, disse Andrade.

Com o programa, além do emprego na própria Prefeitura, por seis meses (renovável por mais seis), em atividades de limpeza e administrativos, os beneficiários tiveram aulas de qualificação uma vez por semana em cursos nas áreas de manutenção básica, manutenção predial, eletricidade básica, ética e cidadania, reparos, limpeza, informática, capinagem, pedreiro e conservação.

Graças à qualificação, até o momento 33 pessoas atendidas pelo POT já conseguiram recolocação  no mercado de trabalho. É o que Janaina Maria Trindade, 42, também espera conseguir em breve. Ela também estava desempregada e viu na oportunidade oferecida pelo programa a chance de reorganizar a vida. “Tinha pouco conhecimento em informática e, juntamente com os outros cursos que fiz já me sinto mais confiante para procurar outro emprego. Essa oportunidade que estamos tendo trouxe mais dignidade para gente.”

Durante a cerimônia, Rogério Lins disse ter se emocionado com alguns relatos. “Certamente há muitas outras histórias, mas uma me emocionou, a de um senhor que disse que não sabia ler e escrever, que nos processos seletivos quando ia preencher a ficha tinha vergonha de dizer e para evitar o constrangimento dizia que não tinha interesse pela vaga e ia embora. O que me deixa feliz é saber que demos a oportunidade e vocês a abraçaram com vontade”.

 “O POT é uma política de inclusão social que visa conceder atenção especial a munícipes desempregados e em situação de vulnerabilidade social criando uma nova oportunidade e visando a sua reinserção na sociedade e no mercado formal de trabalho”, completou Lau Alencar.

Compartilhe no Whatsapp