Osasco realiza 2ª Semana Municipal da Alimentação Saudável

22/10/2018 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Texto: Olga Liotta
Imagem: Jean Bueno
 
A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA), realiza até o dia 29/10 a 2ª Semana Municipal da Alimentação Saudável de Osasco. O evento traz diversas atividades voltadas para a temática da segurança alimentar e conta com palestras, roda de conversa, oficinas e exposições.

A abertura oficial ocorreu no dia 15/10, no auditório do Senac, unidade Osasco, localizado no Centro. Durante a tarde, o público participou de um ciclo de palestras com profissionais do setor de alimentos e nutrição. A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco (Comsea) e representante do Instituto Vivereh, Elaine Sanchez Barros, iniciou os debates, abordando a importância da conscientização da sociedade no combate à fome e o desperdício de alimentos, apresentando a hashtag que integra a campanha da ONU: "Um mundo #FomeZero para 2030 é possível". (www.agenda2030.com.br).  

O tema, proposto pela ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em menção ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado na terça-feira, é um plano mundial, envolvendo os 193 Estados membros, e tem como desafio a erradicação da fome do mundo até 2030. Segundo a FAO, 815 milhões de pessoas passam fome no mundo. No Brasil são 13 milhões de pessoas, segundo o IBGE.

A gestora da área de Alimentação do Senac Osasco, Ana Lívia Reis, ressaltou que a Semana da Alimentação visa despertar nos diversos públicos a importância da alimentação saudável em todas as fases da vida.

O secretário da SICA, Hamilton Sant’Anna, deu sequência reforçando esses valores, apresentando um pouco do trabalho da secretaria, que cuida e fiscaliza, em parceria com outros órgãos do governo, do abastecimento de alimentos da cidade, como validade, rótulos, entre outros, para a promoção da segurança alimentar dos munícipes. Falou ainda da relevância do serviço do Banco de Alimentos, inaugurado há 11 anos no município, e que atende em torno de 2.500 famílias em vulnerabilidade social, por meio do Fundo Social de Solidariedade e entidades assistenciais.

A palestra continuou com a apresentação da nutricionista da Secretaria de Saúde de Osasco (SS) e integrante do Comsea, falando sobre a “situação nutricional dos usuários atendidos na rede básica de saúde da cidade”, a promoção da saúde e a prevenção de doenças com uma alimentação saudável e equilibrada. Ela apresentou um comparativo sobre a alimentação, as doenças e o esforço físico adotados pela população na década de 60 com os dias atuais, e indicadores de obesidade, excesso de peso e desnutrição em crianças e adolescentes.

O evento de abertura contou ainda com a participação de Sérgio Karangulian, responsável de Marketing e Trade Marketing da empresa “Bacalhau Bom Porto”, discorrendo acerca da saudabilidade e processos naturais dos produtos da companhia. O público também fez um tour pela exposição itinerante “Desperdício e diversidade de alimentos: O que eu tenho a ver com isso?” e degustou um coquetel preparado pelos alunos do Senac.

PROGRAMAÇÃO

Exposição itinerante “Desperdício e diversidade de alimentos: O que eu tenho a ver com isso?”

De 19 a 22/10 - 11h30 às 14h – Restaurante do Servidor. Evento voltado aos funcionários públicos

De 23 a 24/10 - 6h às 18h – Parque Jardim das Flores (Rua Georgina, 64, Jardim das Flores). Aberto ao público

De 25 a 29/10 –6h às 18h. Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas (Rua David da Silva 111, com a Rua dos Hebreus, Jardim Piratininga). Aberto ao público

Roda de Conversa: Você sabe fazer boas escolhas alimentares?

Dia 18/10, 14h às 15h. Centro de Vivência da Vila Yara (Rua Benedito Soares Fernandes, 7). Aberto ao público

Exposição: Árvores Frutíferas e seus frutos: importância da preservação

Dias 18,19 e 20/10 –8h às 16h -  Portal do Trabalhador - Unidade Sul. Avenida João de Andrade, 1778, Jd. Santo Antônio. Aberto ao público

Oficina “Aprendendo a se alimentar brincando”

Dia 18/10 – 9h às 11h e das 14h às 16h. Lar Jesus e as Crianças. Evento fechado.

Oficina “Monte sua lancheira brincando com as cores”

Dia 18/10, às 16h. Senac Service Store, SuperShopping Osasco (Avenida dos Autonomistas, 1828). Aberto ao público

Atividades diversas para a Terceira Idade

Dia 19/10, às 10h30 - Concursos: Lanches Saudáveis

13h30 – Brincadeira do Bingo dos Alimentos

Local: CATI – Centro de Atenção à Terceira Idade (Rua da Saudade, 180, Bela Vista)

19/10, às 16h – “Gincana dos Alimentos”. Senac Service Store, SuperShopping Osasco (Avenida dos Autonomistas, 1828). Aberto ao público

“Jogando pela Alimentação Saudável” 

Dia 20/10, às 8h45. SANS/Osasco–Cotia x Esperança Barueri (atividade regional). Local: Ville Sport Show (Estrada dos Romeiros, km 46, Santana de Parnaíba). Aberto ao público

Oficina: Você é o que você come

Dia 21/10 -  Das 8h às 14h. Colégio Adventista da Vila Yara (Rua Arthur Eloy, 292). Aberto ao público

Rodas de Conversa “Alimentação Saudável e prevenção de câncer”

Durante todo o mês de outubro, em horário comercial, nas Unidades Básicas de Saúde de Osasco (UBS). Aberto ao público

Compartilhe no Whatsapp