Vacinação contra sarampo e poliomielite ocorrerá em agosto

8/8/2018 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

IMG_0065_636681646530650000

Preocupado com a baixa cobertura vacinal que tem causado o reaparecimento de doenças já consideradas extintas, o Ministério da Saúde irá unificar as campanhas de vacinação contra Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a poliomielite (paralisia infantil) em todo o Brasil.

A aplicação ocorrerá de 6 a 31 de agosto em todos os postos de saúde. O público prioritário serão as crianças de 1 a 4 anos completos, mas adultos que nunca se vacinaram também devem tomar. Pessoas maiores de 5 e com até 29 anos deverão tomar duas doses; já aqueles de 30 a 49 anos deverão tomar uma dose. Não devem tomar a vacina casos suspeitos de sarampo, gestantes, menores de seis meses de idade e imunodeprimidos.

Em Barueri, as doses serão administradas nas 17 Unidades Básicas de Saúde e também no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Seguindo a indicação do Ministério da Saúde, o dia “D” será em 18 de agosto (sábado), quando as unidades de saúde abrirão as portas para vacinar crianças de até 4 anos completos.

Barueri terá 2 dias “D”
Barueri ampliará esse atendimento, realizando dois dias “D”: em 4 de agosto e também no dia 18. Haverá atendimento em todas as UBSs e no SAE, das 8 às 17h, além de postos volantes localizados em pontos estratégicos da cidade. Nos dias “D” serão vacinadas apenas crianças de 1 a 4 anos; demais públicos que necessitem da vacina deverão procurar uma UBS ao longo da semana.

A Secretaria de Saúde do município faz um apelo para que as pessoas não deixem de se vacinar e, principalmente, imunizar as crianças. Os especialistas garantem que os imunológicos não representam nenhum risco à saúde, pelo contrário, não ter as vacinas em dia é que pode causar grandes transtornos e, em alguns casos, até levar a morte.

Postos volantes dias “D”
Nos dias 4 e 18 de agosto haverá vacinação de crianças de 1 a 4 anos de idade nos seguintes postos volantes, além das UBSs e do SAE:

Compartilhe no Whatsapp