da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Mais uma vez, um projeto pioneiro desenvolvido pela administração municipal de Osasco torna-se exemplo para outras cidades. O livro “ProCriança – Relato de Uma Experiência Educacional”, lançado na última quinta-feira, dia 22 de novembro, pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Instituto Equipe Cultura e Cidadania, traz um panorama sobre o programa, inédito no País, que prestou atendimento qualificado a filhos de alunos atendidos pelo ProJovem e pode servir de instrumento para que outras prefeituras adotem ações semelhantes.
Foi o que destacou, durante o evento, realizado no Espaço Cultural Grande Otelo, a titular da SDTI, Dulce Helena Cazzuni. “A Educação é fundamental para quebramos o ciclo da pobreza. Foi com essa perspectiva que criamos o ProCriança e agora lançamos esse livro, mostrando seus resultados. Ele pode contribuir para que outras prefeituras também abracem essa iniciativa”, disse.
O ProJovem é realizado por meio de uma parceria entre a administração municipal e o Ministério da Educação e oferece a pessoas com até 29 anos curso de qualificação profissional e de elevação de escolaridade, além de uma bolsa-auxílio mensal.
A SDTI foi responsável pelo projeto até 2011 (no ano seguinte, por determinação do governo federal, ele passou a ser vinculado, em todo o País, à secretarias de Educação) e detectou que uma das principais barreiras para que os beneficiários tivessem frequência no curso era a falta de local adequado para deixar os filhos durante as aulas, que aconteciam no período noturno, em escolas da rede municipal de ensino.
A partir daí, foi criado o “ProCriança”, projeto que formou núcleos, nas escolas, nos quais os filhos dos beneficiários participavam de projetos educativos e lúdicos, sob supervisão de educadores.
Detalhes do projeto foram apresentados, no lançamento do livro, por Ana Cristina P.Marotto e Rosemeire Ramicelli, do Instituto Equipe Cultural e Cidadania, entidade que foi parceira no projeto, principalmente na formação dos educadores e na definição da dinâmica do atendimento às crianças; e por Marisa Campos, coordenadora do Programa Juventude, da SDTI, ao qual o ProJovem era ligado.
Dentre os principais resultados alcançados, o ProCriança atendeu, entre agosto de 2009 e novembro de 2011, 270 crianças de 3 a 8 anos, além de ter formado 34 educadores, que atuaram e núcleos montados em 17 escolas.
Também no evento, o presidente do CMDCA, Antônio Dantas, destacou que a criação do projeto representou uma quebra de paradigmas na cidade. “Somos vanguarda, porque conseguimos unir, nesse projeto, o poder público, entidades e a sociedade civil, todos com o compromisso de quem vê as pessoas como cidadãos que tem direitos”, disse.
O lançamento também foi prestigiado pelo deputado estadual Marcos Martins, para que, com o ProCriança, Osasco mantém sua tradição de lançar projetos que viram modelo para outras administrações públicas.