Osasco recebe chineses de Jining
22/11/2012 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
O vice-prefeito de Osasco, Faisal Cury, acompanhado de técnicos da Coordenadoria de Relações Internacionais, recebeu em seu gabinete na tarde de terça-feira, 20 de novembro, uma delegação da província de Jining, na China. O objetivo do encontro foi promover um intercâmbio de informações e tecnologias nas áreas de comércio e indústria, educação, habitação e desenvolvimento urbano e meio ambiente.
No primeiro encontro, os chineses participaram de uma reunião com o corpo técnico da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento de Osasco (SICA) com a finalidade de entender a estrutura e funcionamento da pasta, bem como os projetos desenvolvidos.
Desta forma, o secretário-adjunto da SICA, Carlos Sérgio Borges, explicou, sucintamente, os trabalhos. “Desenvolvemos políticas públicas que visem o desenvolvimento econômico da cidade em todos seus segmentos.”. Ele informou que a secretaria possui 200 funcionários, é responsável pela abertura de empresas e regularização, licença de funcionamento de estabelecimentos, orientação a empresários, gerenciamento do Procon, fiscalização de bancas, feiras livres e mercados municipais, desburocratização da abertura de empresas, supervisão e implantação do micro empreendedor individual, dentre outras iniciativas.
Na sequência, Mario Chiba, coordenador das Incubadoras Municipal de Empresas de Base Tecnológica, ressaltou que a cidade de Osasco é uma importante porta de entrada para o mercado de São Paulo e consequentemente da América Latina. “Somos uma cidade progressista. Já importamos neste ano das cidades chinesas US$ 147 milhões em produtos para investimentos em infraestrutura em diversos setores de Osasco. Hong Kong já recebeu de Osasco, somente neste ano, cerca de US$ 2 milhões em exportação. No entanto, Osasco precisa ainda de investimentos na área de tecnologia. Temos certeza que Jining é a cidade certa para nos ajudar neste sentido devido ao pioneirismo em centros de inovação tecnológica. Precisamos de empreendimentos com alto valor agregado, de transferência de tecnologia no setor de energia renovável e biomedicina, por exemplo”, reforçou, lembrando ainda que Osasco é hoje a 12ª economia do país e 4ª do Estado de São Paulo.
O secretário da SICA, Rogério Lins, também fez suas observações e deu as boas vindas à delegação. “Temos boas parcerias culturais e econômicas com a China. Faremos o possível para trazer investimentos seguros, rentáveis e de qualidade para a população, trabalhadores e empresários. Esperamos que vocês aproveitem este período de investimentos e possam atender nossa demanda”, disse, lembrando a geografia privilegiada de Osasco no escoamento de produtos e mercadorias, já que grandes rodovias e marginais margeiam a cidade; o fato de Osasco ter o 2º maior comércio popular do Brasil, o Calçadão da rua Antonio Agu; a infraestrutura crescente dos transportes coletivos no centro da cidade, com a construção da nova estação de trem e reforma do terminal de ônibus, dentre outros benefícios para investimentos.
O vice-prefeito, Faisal Cury, por sua vez, esclareceu o papel da administração frente às relações internacionais em suas diversas manifestações. “Osasco e todo o Brasil tem sido muito cordial e tem mantido uma relação muito profícua com as nações do oriente, especialmente a China, que tem sido nos últimos anos nosso principal parceiro econômico. Naturalmente, queremos reforçar esse vínculo com o intuito de crescermos econômica e socialmente. Queremos investimentos consistentes para Osasco e Jining possivelmente pode oferecer isso”, completou, ressaltando que Jining, assim como Osasco, está próximo de grandes pólos produtores e de exportação e importação do país.
Os chineses abordaram outros temas, como: saneamento básico, aumento da oferta de curso de idiomas, níveis de produção brasileira, trânsito e arrecadação tributária. No final do encontro, eles presentearam os funcionários de Osasco com um quadro típico da arte chinesa, com gravuras de embarcações comerciais do oriente e receberam livros sobre a história da cidade e também uma revista de Osasco com informações voltadas ao investidor.
O vice-presidente do Comitê de Conferência Consultiva Política de Jining, Zhang Kailang, afirmou que “a cidade apresenta níveis de avanço e desenvolvimento surpreendentes, além de ser muito bonita, aparentar agradabilidade de vida aos seus moradores e ter ampla infraestrutura social”, disse. Ele ainda agradeceu a apresentações de diversos temas pelos técnicos de Osasco e considerou satisfatório o intercâmbio de informações, estendo o convite público para que os gestores municipais visitem a cidade chinesa com o objetivo de extrair o máximo de experiências que possam ser aplicadas na cidade da região metropolitana.
A delegação ainda realizou uma visita monitorada no bairro Vila Vicentina, onde a Prefeitura tem importantes projetos já realizados no setor de habitação e moradia. De lá, os chineses seguiram para a FATEC Hirant Sanazar, localizada na Vila dos Remédios.
Neste momento, eles estiveram acompanhados de técnicos da Coordenadoria de Relações Internacionais de Osasco e da secretária municipal de Educação, Marinalva de Oliveira. Todos se encontraram com o diretor da unidade, Alexandre Ishiro Hashimoto, que estava acompanhado dos professores Willian Nogueira (coordenador do curso de Redes); Ronaldo Ruas (coordenador do curso de Automação Industrial) e Ronaldo Willian Reis (coordenador do curso de Manutenção Industrial). A delegação recebeu informações sobre os projetos desenvolvidos na unidade e objetivos acadêmico-científicos do pólo educacional.
Os visitantes conheceram diversos laboratórios, dentre eles: redes industriais, robótica, manutenção industrial, químico, salas de aulas e auditório. A equipe gostou do que viu e ficou entusiasmada com o alto grau técnico e desenvolvimentista dos projetos, bem como a inovação proposta no campus. Por fim, os chineses visitaram o Parque Chico Mendes, na Vila Bussocaba, e acompanharam os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente de Osasco.
Também prestigiaram o evento Yuan Yali; secretário-geral do Comitê de Conferência Consultiva Política de Jining; Ruan Linjing, vice-diretor do Departamento de Relações Exteriores Ultramarinos de Jining; Wang Jue, vice-presidente do Grupo de Abastecimento de Água de Jining; Ma Zhongge, vice-presidente da Companhia de Ônibus de Jining; Xue Peihua e vice-presidente da Shandong Lutai Coal Mining Co. Ltda de Jining.