Alunos do Nestor de Camargo estudam o rio Tietê e debatem questões socioambientais

16/3/2017 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

 

Desde o mês de fevereiro, os alunos da Emef Nestor de Camargo, do Jardim Mutinga, estão participando de um projeto que visa despertar a consciência com relação a questão socioambientais, por intermédio de ciclos de debates, oficinas e palestras com os fotógrafos Valdemir Cunha e Ligia Amaral que usam como objeto principal o livro: “Tietê: a alma de um rio”.

A ideia de trazer o projeto para a escola foi da professora de matemática, Giselle Amaral e foi adotado por todos os professores do 6º ano.  De acordo com a diretora Márcia Regina Lima, o objetivo do trabalho é propor a conscientização sobre a situação do rio que margeia a cidade.

Segundo o autor do livro e do projeto “o objetivo maior é fazer com que as informações passadas aos alunos possam resultar em práticas conscientes quanto ao uso da água. Há necessidade de se levar o homem ao convívio harmônico com o seu meio e entorno. Precisamos resgatar valores que possibilitem reflexões que conduzam a mudança e a preservação do espaço micro e macro. Que a partir deste trabalho, os alunos possam reconhecer o seu papel como agente transformador, respeitando as diferenças naturais sem comprometer o meio ambiente”, comentou o fotógrafo Valdemir Cunha, que fez questão de fazer doações de seus livros à biblioteca da escola.

O fotógrafo tem efetuado palestras explorando as imagens do seu livro que contam a história do Rio Tietê.  Suas explanações e provocações durante os debates tem despertado grande interesse e participações dos alunos. O projeto será trabalhado ao longo de todo o ano e - faz parte do planejamento - questões como o desenvolvimento dos seguintes temas transversais: Meio ambiente, Ética e Consumo.

O projeto está sendo feito de forma interdisciplinar e conta com o envolvimento das mais diversas áreas do conhecimento.

Compartilhe no Whatsapp