Alta procura por vacinas em Osasco bate recorde e faz esgotar doses nas UBSs

18/4/2016 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A primeira semana da Campanha de Vacinação Nacional contra a Influenza (gripe) em Osasco foi bastante intensa nas Unidades Básicas de Saúde. A alta procura esgotou as doses nos locais de vacinação, fazendo com que o Ministério da Saúde enviasse duas remessas em apenas uma semana. Osasco aguarda a chegada de um terceiro lote. No total, em apenas três dias, o município imunizou mais de 90 mil pessoas dos chamados grupos prioritários.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Osasco, logo no primeiro dia da Campanha foram imunizadas mais de 43 mil pessoas. Diante disso, foi solicitada ao Ministério da Saúde uma nova remessa de doses que chegaram na terça-feira, 12. As imunizações seguem pelo mês de abril. As equipes ainda aguardam orientações sobre a realização do dia “D” data nacional de mobilização em todos os Postos de Saúde, previsto para ocorrer no próximo dia 30 deste mês.

A Campanha prevista inicialmente para 30 de abril a 20 de maio foi antecipada em todo o Estado de São Paulo e dividida em três etapas. No dia 4, foram realizadas imunizações nos profissionais de saúde de hospitais públicos e privados; no dia 11, foram iniciadas para crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes e pessoas com mais de 60 anos; Já na próxima segunda-feira, 18, será a vez das pessoas com doenças crônicas e puérperas.

A Vacinação Contra a Influenza é voltada para os chamados grupos prioritários formados por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, presos, funcionários do sistema prisional e população indígena.

A injeção é contraindicada para as pessoas com alergia à proteína do ovo, porque a dose é produzida em embriões de galinha. Também não é aconselhável tomar quem tem histórico de reação anafilática em doses anteriores.

 

Compartilhe no Whatsapp