da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Mais uma escola foi entregue no sábado (02/03) à população de Osasco, como parte do último evento em comemoração dos 54 anos de Emancipação, no bairro Palmares, fundado a partir da luta e dedicação de mais de 560 famílias que fizeram parte da Cooperativa 1° de Maio. Batizada com o nome de uma das integrantes do grupo, a CEMEI Maria da Conceição da Silva Paixão é a sétima escola construída na administração do prefeito Jorge Lapas e vai atender 525 crianças, sendo 175 vagas para creche e 350 para educação infantil. Já foram contempladas mais de 5 mil vagas de creches, diminuindo sensivelmente a demanda crescente do município.
De acordo com Lapas, mais quatro escolas estão em construção e serão iniciadas as obras de mais uma na próxima semana. “Acredito que ao menos quatro serão entregues ainda este ano, alcançando a marca de 11 escolas em uma só administração. Nunca a cidade construiu tantas escolas como temos feito. Isso nos dá muito orgulho”, disse.
A inauguração da CEMEI Palmares foi marcada por alegria, devido à conquista do espaço, que vai atender as crianças do bairro e da região. Ainda, muita emoção com as homenagens prestadas à “Ceiça Paixão”, como era conhecida Maria da Conceição. Os relatos da filha, da parceira de estudos na PUC, e da coordenadora da cooperativa, Sônia Rainho, tornaram o ato de inauguração mais especial. “Pra gente, isso daqui hoje é um presente muito grande e deixar gravada a foto e o nome da minha parceira Conceição vai ser muito bom. Ela foi minha companheira na luta pelos direitos da criança e do adolescente e deixa muita saudade”, relembra Sônia.
O projeto da cooperativa para o desenvolvimento do bairro ainda contemplava um equipamento de saúde, que também já foi entregue pela Prefeitura, com a UBS Parque Palmares, além de uma baia para transporte de ônibus que, de acordo com Sônia Rainho, “parece pouco, mas não é”.
Para comemorar a inauguração, mais de 10 mil pessoas curtiram os shows de Maneva, Sampa Crew, Maria Cecília e Rodolfo, e tantos outros artistas que vieram a Osasco por meio de uma parceria da Prefeitura com a Rádio Tropical FM.