da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
O “30º Torneio de Verão”, uma das mais importantes disputas do ciclismo no País, realizado, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, na cidade de Ilha Comprida, no litoral Sul de São Paulo, abriu o calendário nacional da categoria. Gideoni Monteiro, da Memorial Santos, conquistou o ponto mais alto do pódio, seguido por Franklin de Almeida da Team Osasco/Penks.
O atleta da Team Osasco liderou a prova em três etapas da disputa, mas foi superado pelo adversário de Santos no último dia de disputa. Nos 62 km da última etapa, os atletas enfrentaram chuva e pista escorregadia. Em uma das curvas do circuito, Franklin caiu e não conseguiu alcançar os líderes da prova, que chegaram a abrir 55 segundos de vantagem. Oatleta terminou a corrida com a bike do colega Fábio Almeida, abriu mão da etapa. “Vencer não era prioridade para nenhum de nós, precisávamos dar apoio ao Franklin, que era o líder da competição. Uma corrida de recuperação poderia nos colocar no pódio”, disse o capitão da equipe Antônio Nascimento.
Faltando menos de sete voltas para o final e com os líderes 55 segundos a frente, a equipe ajudou e assim, conseguiu 25 segundos de vantagem. Franklin terminou a etapa em 8º lugar e a competição em 2º lugar, com 30 pontos, ocupando a vice-liderança, com dois pontos a menos que o campeão.
“Claro que fiquei desapontado com a queda no final da prova. Porque, afinal mantive a liderança nos três primeiros dias. Mas são circunstâncias de corrida. Sabemos dos riscos que temos em uma prova deste nível”, explicou. “Agora é continuar trabalhando, porque a temporada apenas começou”, afirmou o vice-campeão.
Na elite feminina, vencida pela Memorial Santos, Osasco encerrou sua participação em 8º lugar, com Jessica Braz e Adriana Lobo em 9º. O próximo compromisso da Team Osasco será neste final de semana, dias 27 e 28, em Sorocaba, no GP Sesc Verão.