da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
A Casa do Empreendedor de Osasco, vinculada à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Abastecimento, foi inaugurada em 21 de janeiro de 2014 e hoje é considerada um modelo para as prefeituras do Brasil, por sua rapidez e eficiência em seus serviços prestados aos munícipes.
A parceria entre a Secretaria Municipal de Finanças, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), a Receita Federal e a Associação dos Profissionais e Escritórios Contábeis do Brasil (APEC) possibilita a abertura de uma empresa em no máximo seis horas, desde que a documentação necessária esteja em ordem. O projeto é um caminho rumo à desburocratização e fomento ao desenvolvimento, uma vez que centraliza os serviços, antes dispersos em vários órgãos. Para se ter uma ideia das melhorias, até janeiro de 2014, o tempo de formalização de uma empresa era de 10 a 15 dias.
De 2014 a 2015, houve um aumento de 7% no total de aberturas de empresas na cidade: em 2014 foram abertas 4.160 empresas, enquanto que em 2015 este número passou para 4.473 empresas.
A Casa do Empreendedor cumpre dois objetivos: apoiar e facilitar a vida do de quem deseja formalizar seu negócio na cidade, sem burocracia e em tempo recorde, através de mecanismos que garantam a sustentabilidade e longevidade dessas empresas.
A eficácia de serviço tem despertado a atenção de diversas prefeituras de São Paulo e de capitais do País. “Temos recebido delegações técnicas que nos visitam para conhecer esta experiência”, informa José Monção da Silva, presidente do Conselho Gestor da Casa do Empreendedor.
Eduardo Briguet, diretor jurídico da Associação dos Profissionais e Escritórios Contábeis do Brasil (APEC), ressalta a importância da prestação de atendimento ao empresário interessado em investir na cidade. “Para quem deseja empreender em Osasco, este departamento oferece uma autêntica assessoria técnica”, destaca ele.
Rodrigo Hayashibara, proprietário da companhia de alimentos Miha Sushi Bar e Temakeria, situada no Jardim Umuarama, é um dos beneficiários do avanço adotado pela Casa do Empreendedor. “Consegui abrir minha empresa no mesmo dia. Pensei que enfrentaria burocracia, mas saí de lá com o alvará de funcionamento”.
A agilidade dos processos significa também um mecanismo de fortalecimento da economia local, na cidade de segundo maior PIB do Estado de São Paulo.
Informações úteis:
Secretaria de Finanças DTI e Departamento de Receita –Técnicos do departamento de receita atuam dentro da Casa do Empreendedor e lançam, na hora, a Nota Fiscal Eletrônica para todas as empresas e serviços formalizados que queiram iniciar faturamento desde o primeiro dia.
Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SDHU) – Possui representação no Conselho Gestor, capacita gestores da Casa e promove melhorias nos processos de formalização de empresas - Geo - referenciou todos o lotes de terrenos da cidade e disponibilizou a certidão de Uso do Solo online – essa certidão permite verificar, na hora, a viabilidade de um negócio qualquer, em qualquer lugar da cidade, sem custo algum ao empreendedor.
Secretaria de Saúde/Visa - Secretaria da Saúde – Vigilância Sanitária – Possui representação no Conselho da Casa do Empreendedor, - com interface no empreendedorismo local para instalação e inspeção de empresas que necessitam de licenças e controles sanitários.
Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão (SDTI) – Participa do Conselho Gestor da Casa e mantém um 01 técnico do Portal do Trabalhado que presta serviços, sem custo às empresas, na intermediação de mão-de-obra.