Osasco se prepara para receber representantes da cidade-irmã italiana

14/1/2016 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

O intercâmbio de estudantes entre as cidades é uma das pautas da visita

Ana Paula Barbosa

O prefeito da cidade italiana, Adriano Giovanni Miglio, desembarca em Osasco nesta sexta-feira (15/01) na companhia de 25 membros da delegação de Osasco na Itália em comemoração do Jubileu de Prata, que marca a o aniversário do convênio firmado entre duas cidades. O convite para a visita surgiu em junho de 2015, quando o Prefeito Jorge Lapas esteve na cidade-irmã.

Em depoimento exclusivo, Adriano Giovanni Miglio destacou a importância da relação entre os dois municípios e se mostrou animado. “Tenho particular interesse em prosseguir com o diálogo iniciado com o prefeito Jorge Lapas e sua delegação durante a visita à região Piamonte. Estou particularmente interessado nas possíveis soluções sobre as problemáticas do meio ambiente e economia de energia”.

Um dos principais assuntos adiantados pelo prefeito italiano é sobre a proposta de convênio entre o Instituto Agrario di Osasco e a Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO) para a realização de intercâmbio de estudantes entre as duas cidades. Miglio reforçou a ideia de interesse pela educação e cultura, com foco no público jovem.

O prefeito italiano destacou ainda que entre os membros da delegação estão importantes empresários relacionados aos setores agrícola e de transportes, como Ezio Bruno, da empresa de implementos agrícolas Frandent, e Marco Buttigliero, diretor da empresa de ônibus Cavorese. “Estarão presentes industriais e comerciantes dos setores mecânico e agrícola, muito atentos e abertos para os projetos de intercâmbio e propostas de colaboração e pesquisa”, disse ele.

A cidade-irmã

17 2

Surgida no século XIII, segundo documentos oficiais, a cidade de Osasco na Itália, situa-se na Província de Turim, Piemonte e hoje tem 1.124 habitantes. Os nascidos na cidade são chamados de “osaschesi”, algo similar aos “osasquenses”. A pequena Osasco encontra-se a 344 metros acima do nível do mar e, diferente do clima da cidade irmã, a Osasco italiana é caracterizada por estar em uma região de baixas temperaturas no inverno e sol brando no verão.

A principal atividade econômica do município italiano é a agricultura, com a plantação de cereais, verduras, uvas e outras frutas, como o kiwi. A cidade abriga interessantes monumentos como a catedral Nossa Senhora das Neves e a Capela dos Santos Filipe e Antônio de Pádua; um castelo construído no século XIV e reconstruído no século XIX, que remete à história da cidade durante o período feudal. Ainda há o edifício “Casa Claro”, construído em meados do século XV e que hoje abriga a prefeitura da cidade.

A cidade italiana mantém ainda a casa do fundador de Osasco (SP), Antônio Agú, um imigrante italiano, que aportou no Brasil para trabalhar na Ferrovia Sorocabana. Aos poucos Agú foi adquirindo terras, dentre elas o local em que hoje é o município, nomeado em homenagem à sua vila de origem.

Compartilhe no Whatsapp