Prefeitura de Osasco realiza a formatura estudantes da EJA e MOVA

10/12/2015 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Na segunda-feira (07/12), a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, promoveu a formatura de 362 educandos da rede municipal de ensino que participaram da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e MOVA (Movimento de Alfabetização). A cerimônia foi realizada no Centro de Eventos Pedro Bortolosso e contou com um público de aproximadamente 2 mil pessoas.

A EJA é uma modalidade de ensino destinada aos jovens e adultos a partir de 16 anos de idade. O curso corresponde ao 1º segmento do ensino fundamental (1ª a 4ª Série) e pode ser completado em três anos. Hoje a EJA e o MOVA atendem aproximadamente 2.000 estudantes, em 34 unidades educacionais e 21 núcleos.

Durante a abertura do evento, o prefeito Jorge Lapas parabenizou todos os alunos assim como ressaltou a importância que essa etapa de conclusão tem em suas vidas. “Se fossemos contar a história de cada um desses formandos conseguiríamos escrever um belo livro ou teríamos um grande filme. Sei que não foi fácil a trajetória de cada estudante e que o caminho foi longo, mas tenho orgulho de ver vocês aqui hoje. Tenho que ressaltar também o trabalho realizado pela Secretaria de Educação, a professora Régia, bem como todos os profissionais envolvidos que tem a educação em seus corações, por isso parabenizo a todos”, concluiu.

Na ocasião, a secretária de educação, Régia Maria Gouveia Sarmento, comentou sobre os sucessos que a educação municipal de Osasco tem obtido. “Esse ano conquistamos nota A em Políticas Públicas; atestada pelo tribunal de Contas, a EJA nos trouxe o Selo Município Livre de Analfabetismo enviado pelo MEC, além de termos sido contemplados na sexta-feira com o Prêmio Ações Inclusivas, em que conquistamos o segundo lugar pelos trabalhos desenvolvidos na rede municipal, além da EJA, Osasco também é referência nacional na educação inclusiva que reafirma que aqui nas escolas da prefeitura a educação é para todos”, finalizou.

A estudante Gisele dos Santos Almeida Silva; da EMEIEF Prof.ª Jeanete Beauchamp emocionada afirmou: “O que tenho a dizer hoje é que aprendi, entre tantas dificuldades, que sou capaz, que sei consertar coisas na minha casa, aprendi a ler e escrever bem, e sobre tudo, aprendi que tenho liberdade de expressão, a minha mente e a minha consciência se abriram para outras coisas que sequer imaginava”, disse.

O evento contou ainda com apresentação da “Banda Encontros e Cantorias” que abrilhantaram o evento com músicas tradicionais nordestinas. Também prestigiaram a formatura o Secretário de Serviços e Obras; Carlos Alberto Baba; Secretário de Comunicação Social; Oscar Buturi, Secretário de Relações Institucionais; Waldyr Ribeiro Filho, Deputado Estadual Marcos Martins, além dos vereadores Rogério Lins e Andrea Capriotti, Coordenador do CIEEP; Cicero Umberlino, Supervisora de Educação Rutiléa Antunes Amaral, além dos diretores, professores, familiares e profissionais da educação.

Compartilhe no Whatsapp