Obras de canalização do Braço Morto avançam em Osasco

1/12/2015 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

As obras de canalização do Braço Morto do rio Tietê, que integra a Urbanização Integrada do Jardim Rochdale, avançam. As benfeitorias são coordenadas pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHDU). Nesta fase a empresa responsável pela obra realiza a estabilização do solo e a colocação de aduelas que formarão o canal projetado levando em conta estudos para combater às enchentes na região.

 As obras de urbanização têm como propósito canalizar 2,5 km de extensão do Braço Morto do rio Tietê nas extensões do córrego Rico e Baronesa. Em paralelo à canalização será construído um coletor tronco para coleta e afastamento dos esgotos, que serão direcionados à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sabesp.

O projeto prevê ainda a abertura de duas novas avenidas, totalizando 2,5 km de novas vias ligando o Rochdale ao Parque Mazzei e Industrial Anhanguera e Bonança. O novo acesso viário será implantado entre as avenidas Presidente Kennedy e Presidente Médici, contemplando as conexões com as vias existentes como a avenida Bandeirantes. Serão três vias de circulação: duas para veículos e uma para coletivos. Ou seja, será implantado um corredor exclusivo de ônibus nas duas novas avenidas.

Também está garantida a implantação de áreas de lazer e quadras poliesportivas no Rochdale. Além de equipamentos públicos como Unidade Básica de Saúde (UBS) e  de espaços multiuso.

No futuro, uma terceira ponte será construída sobre o rio Tietê com a formação de um eixo estrutural que ligará a zona Norte à zona Sul da cidade, haverá, deste modo, uma interligação do Centro da cidade até a rodovia Anhanguera. A melhoria promoverá integração com as vias já existentes e a rodovia Presidente Castelo Branco.

As primeiras dessas famílias já estão morando nos novos 300 apartamentos do Conjunto Flor de Lis, no Jardim Belmonte, desde março deste ano, viabilizado pelo Programa “Minha Casa Minha Vida” (MCMV), do Governo Federal.

Além das obras a Secretaria de Habitação de Desenvolvimento Urbano realizará a regularização fundiária com títulos de propriedade para cerca de 4 mil famílias, garantindo o direito à moradia com a permanência na área;

Foi pensada também toda uma infraestrutura urbana melhorando a qualidade de vida de cerca de 11 mil famílias, com a implantação de redes de infraestrutura de água, esgoto, drenagem, iluminação pública, ruas, calçadas e eliminação de áreas de risco.

Compartilhe no Whatsapp