Canalização de córrego na Vila Menck beneficia 200 famílias
20/8/2015 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Obras entregou na quarta-feira (19/08), a canalização do córrego que cortava a rua São Bernardo do Campo, uma importante obra que beneficia cerca de 200 famílias da região. No local foi construída uma galeria de águas pluviais, acabando com o esgoto a céu aberto e proliferação de insetos na área, beneficiando diretamente cerca de 200 famílias.
O prefeito Jorge Lapas explica que a obra foi executada em um lugar de difícil acesso no qual o esgoto corria praticamente na porta das casas das pessoas e não era possível entrar maquinário. “Por meio de um novo método com a implantação manual de tubos produzidos com material mais leve foi possível a canalização sem prejudicar as moradias construídas próximas ao córrego”, afirmou o prefeito Jorge Lapas.
Além da construção da galeria de águas pluviais, que evitará alagamentos na área, toda a extensão da rua São Bernardo do Campo foi recapeada e recebeu iluminação.
Os moradores agradeceram o prefeito pelo trabalho realizado. “Este é um pedido antigo nosso. Por muito tempo sofremos com mau cheiro, ratos e insetos que invadiam nossas casas. Estamos gratos pelas melhorias na região”, disse o morador Marcos Cabeleireiro que recebeu o prefeito Jorge Lapas.
Obras de canalização ocorrem em diversos pontos
A Prefeitura investe na canalização de córregos e urbanização de diversas áreas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. No Jardim Baronesa está sendo implantada uma galeria de águas pluviais de 10 metros de largura por 2,5 de altura na confluência das avenidas Lourenço Belloli com Presidente Médici.
Outra obra em andamento é a urbanização integrada do Rochdalle que envolve a canalização de 2,5 km de extensão do Braço Morto do rio Tietê nas extensões do córrego Rico e Baronesa. Também será construído um coletor tronco para coleta e afastamento dos esgotos, direcionados à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sabesp. As obras, que envolvem a construção de moradias para 1,5 mil famílias, foram iniciadas recentemente com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab.