Osasco acaba de receber a quinta unidade de saúde na atual administração. No sábado (08/08), foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Conceição, localizada na rua Pernambucana, 385, zona Sul. O número mensal de procedimentos estimado é de aproximadamente 15 mil.
O secretário Municipal de Saúde, José Amando Mota, explicou o funcionamento da unidade. “A UPA abrange vários bairros e faz parte da rede de atenção de urgência e emergência com capacidade para realizar aproximadamente 700 consultas/dia”.
A obra e manutenção da UPA foi viabilizada graças à parceria com Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. “Essa é uma unidade que funcionará em rede com outros serviços de saúde do município e possibilitará aos cidadãos um atendimento mais integral”, falou Lumena Furtado, secretária de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde. Furtado comentou ainda sobre as parcerias da União com o município como o custeio de 50% das despesas da unidade.
“Aqui se faz obras e melhorias pensando nas pessoas", com essas palavras o prefeito Jorge Lapas ressaltou a importância da UPA para a população. “O nosso objetivo é diminuir o tempo de espera e oferecer ainda mais conforto aos munícipes”, exalta Lapas. O prefeito fez questão de frisar que a saúde pública é uma das prioridades de sua gestão lembrando que já foram entregues as Unidades Básicas de Saúde do Helena Maria, Munhoz Jr. e Remédios, além do Pronto-Socorro do Jardim D’ Abril.
Durante todo o dia uma grande festa comemorou esta conquista, artistas locais e regionais animaram a população. Passaram pelo palco Fábio Teruel, Bicho de Pé, Art Popular, Turma do Pagode, KLB, Pixote, Filosofia Reggae, Latino, entre outros.
Conheça a UPA
Uma área construída de 1.763 m² foi equipado com o que há de mais moderno para prestar um serviço médico com ainda mais qualidade aos pacientes de pequenas e médias emergências (inclusive odontológicas) e prestar atendimento a pacientes graves até que sejam removidos para um hospital. A unidade terá também ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para realizarem as transferências.
O equipamento conta com dois acessos, um para entrada de usuários e outro de ambulâncias. O prédio possui recepção, consultório de ginecologia e obstetrícia com sanitário, salas de reunião, espera, inalação, classificação de risco, sutura, eletrocardiograma (ECG), prescrição, odontologia, curativos, coleta, reidratação, urgência, higienização, esterilização, atendimento social, direção, materiais e equipamentos, medicamentos, raio-x com arquivo de chapas, processadora e vestiário, posto de enfermagem, quarto de isolamento individual, sala de estar dos médicos, rouparia geral, sanitários públicos e para funcionários, quartos de observação masculino, feminino e infantil com sanitários, depósitos de roupa suja, resíduos e utilidades, almoxarifado, refeitório, copa, quarto dos médicos plantonistas com sanitários e área de serviço.
Participaram do evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, o ex-prefeito e presidente estadual do PT, Emídio de Sousa, os deputados Valmir Prascidelli (federal) e Marcos Martins (estadual), ex-deputado e ex-vereador, Osvaldo Vergínio, o presidente da Câmara de Osasco, Jair Assaf, os vereadores Valdir Roque, Mazé Favarão, Aluísio Pinheiro, Toniolo, Rogério Silva, Valdomiro Ventura, Rogério Lins, Mario Luiz Guide, Josias da Juco, Batista da Comunidade, os secretários municipais Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais), Carlos Baba (Serviços e Obras), Marisa Elisabeth (Administração), Solange Cristina (Assistência Social), Luiz Garcia (Ouvidor), Oscar Buturi (Comunicação Social), André Santiago (Segurança e Controle Urbano), Tinha Di Ferreira (Esportes), Regia Maria Gouveia Sarmento (Educação), Lucia Ap. de Lira (Finanças), João Góis Neto (Transportes), Sérgio Gonçalves (Habitação), Gelso de Lima (Indústria e Comércio), Carlos Marx (Meio Ambiente), Adriano Alves (Jurídico), Mônica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Mônica Godoy (DCLC), Comandante Paulo Siqueira (GCM), Paulo Arnoni (presidente da CMTO), Francisco Cordeiro (presidente do IPMO), Sonia Rainho (coord. de Políticas para Mulheres), Alexandre Capriotti (coord. de Juventude), Rubens Bastos (Chefe de Gabinete do Prefeito), Pe. José Ailton, Ap. Israel Santos, lideranças locais.