Prefeitura de Osasco firma parceria com cidades da França e da Itália

15/6/2015 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
 
O olhar estratégico da atual gestão municipal vai muito além de Osasco. O prefeito Jorge Lapas tem procurado ampliar a visão administrativa e pensando nesta perspectiva entre os dias 2 e 9 de junho integrou uma delegação oficial às cidades de Turim, Milão e Osasco, na Itália, e Lyon, na França. O objetivo da viagem foi estabelecer o fortalecimento das relações de irmanamento das cidades na Itália e estabelecer o intercâmbio e troca de experiências em diversos segmentos de políticas públicas com o intuito do desenvolvimento mútuo. 
 
“Nossa missão cumpriu um papel relevante no aprimoramento do processo de internacionalização do município de Osasco, abrindo novas possibilidades de cooperação descentralizada e de troca de experiências, tendo como objetivos finais a qualificação da gestão pública e o fortalecimento da imagem da cidade no mundo, o que gera ótimas perspectivas de captação de investimentos e difusão das ações desenvolvidas pela Prefeitura”, avaliou o prefeito Jorge Lapas.
França: Desenvolvimento da Economia Solidária
 
Na cidade de Lyon, o prefeito de Osasco, acompanhado de sua esposa, a primeira-dama Sandra Missiano Lapas, e de autoridades municipais de Osasco, conheceu experiências de cooperativismo e associativismo na cidade francesa. O encontro resultou na assinatura de uma Declaração de Cooperação Técnica Internacional na área de Economia Solidária. Pelo documento, as duas cidades se comprometeram a desenvolver atividades de intercâmbio no segmento, desenvolver políticas públicas em parceria e divulgar suas ações nos âmbitos de suas atuações nacionais e internacionais entre Brasil e França.
 
Dentre as visitas realizadas em Lyon destacaram-se as experiências de hortas comunitárias, restaurantes de alimentação sustentável, estabelecimentos de comércio justo, cooperativas de habitação popular e agências de financiamento de empreendimentos sociais. A declaração de cooperação assinada em Lyon representa a primeira experiência de relacionamento internacional de Osasco com uma cidade francesa.
 
Turim: convênio em habitação e arquitetura
 
Em Turim houve uma reunião com o objetivo a retomada do convênio que vigorou entre Osasco e o Politécnico de Torino durante os anos 2006-2011, por meio do qual a cidade recebeu diversos técnicos e estudantes italianos na área de arquitetura que contribuíram com o desenvolvimento de projetos habitacionais, com destaque para as intervenções de reurbanização e construção de moradias no Morro do Socó (Portais) e elaboração das Operações Urbanas Consorciadas Tietê I e II, no Km 18 e Bonfim. Houve a assinatura de uma Carta de Intenções com o objetivo de se promover o desenvolvimento de atividades de cooperação em pesquisa e formação no campo de requalificação urbana e habitação social. 
 
Na mesma cidade, Lapas conheceu os mecanismos de gestão regional de água e resíduos na chamada “Cidade Metropolitana de Turim”, composta pela capital da região e cidades vizinhas. Os diálogos sinalizaram para a possibilidade da construção de uma parceira com a HydroAid, Instituto de Gestão de Água e Resíduos Sólidos da Região Piemonte, para consultoria e capacitação de técnicos indicados pelo Cioeste. A delegação ainda passou pela cidade de Milão, onde visitou a “Expo 2015”, realizada na cidade italiana sob o lema “Alimentando o planeta, energia para a vida”. A prefeito percorreu 4 mil m² da estrutura montada pelo Governo do Brasil na exposição, que tem por objetivo apresentar ao mundo os atrativos do país no ramo da alimentação. 
 
Itália: Tradição histórica 
Na cidade de Osasco, na Itália, com a qual o município paulista mantém convênio desde o ano de 1999, a delegação conheceu as raízes históricas do relacionamento com a homônima, cidade natal de Antonio Agu, situada na Região do Piemonte, norte da Itália. O prefeito visitou empresas locais, escolas, monumentos e prédios históricos. Ele ainda participou de reuniões com autoridades e de atos públicos, com destaque para a assinatura do termo de ratificação do convênio de cidades-irmãs, inauguração da revitalização da praça onde está instalado o Monumento ao Trabalhador (réplica da estátua situada na Vila Yara, divisa com São Paulo), e abertura das mostras: “Irmanamento entre Osasco d’Italia e Osasco do Brasil”, “150 anos da unificação italiana”, “Vida na Idade Média” e “Trabalhos escolares sob o tema Alimentação”.
 
Ao retornar de viagem oficial, o prefeito Jorge Lapas recebeu em seu gabinete na quarta-feira, (10), a delegação chinesa da cidade-irmã de Xuzhou. O objetivo da visita foi estreitar as relações entre as cidades e construir intercâmbios nas áreas de saúde, educação, esportes e cultura. 
 
O prefeito frisou a importância de fortalecer as relações entre as cidades para a troca de experiências em diversas áreas. Lapas esteve em Xuzhou em 2011 quando visitou uma escola municipal e conheceu o sistema educacional implantado na cidade.  A delegação chinesa conheceu as dependências do Ginásio José Liberatti e do Hospital Sino-Brasileiro
Compartilhe no Whatsapp