Equipe responsável pelo atendimento ao paciente no novo serviço será a mesma que realizará

9/6/2015 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
 
O Hospital Municipal Central de Osasco inicia na próxima segunda-feira, dia 8 de junho, o Ambulatório Cirúrgico. Trata-se de serviço específico para pacientes encaminhados da rede de saúde municipal para realização de cirurgias eletivas – ou seja, aquelas agendadas e sem caráter de urgência. A novidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e permitirá reorganizar toda a dinâmica da assistência na unidade, melhorando o fluxo dos atendimentos, além de promover a aproximação entre equipes de saúde e pacientes, com impacto importante na humanização.
 
“É a primeira vez que o Hospital Central contará com um ambulatório exclusivamente destinado aos casos de cirurgias eletivas. Até então, recebíamos pacientes sem avaliação prévia, para primeira consulta no hospital”, explica o superintendente Dr. Alessandro Neves, que detalha o funcionamento do novo serviço. “Com o Ambulatório Cirúrgico, passaremos a receber usuários previamente triados pela regulação municipal, que estará responsável pelos encaminhamentos ao hospital. 
 
 
Ao chegar ao Hospital Central, esse paciente passará diretamente com o médico especialista e a cirurgia eletiva será marcada”, afirma o gestor, ressaltando que a mesma equipe médica que atender o usuário no Ambulatório Cirúrgico será responsável por todo acompanhamento do caso – inclusive pela cirurgia.
 
Estudos indicam que o acompanhamento integral pela mesma equipe, desde a avaliação ambulatorial até a cirurgia, diminui a distorção de diagnósticos e aproxima os profissionais de saúde dos pacientes. Outro benefício é a agilidade no atendimento, tendo em vista que ao ser pré-triado na rede municipal, o usuário chegará ao hospital já encaminhado para avaliação com o especialista correto. “Tanto o hospital quanto os pacientes ganharão muito com o novo ambulatório. Os processos até a cirurgia serão mais ágeis, o atendimento ganhará em humanização e a unidade terá maior capacidade de controle de cirurgias e de custos”, avalia Dr. Alessandro Neves.
 
Ampliação do Atendimento
 
Com o início do Ambulatório Cirúrgico, também será possível ampliar a oferta de atendimentos no Hospital. Até então, a grande maioria das cirurgias realizadas na unidade são ortopédicas, muitas das quais de alta complexidade. Porém, o perfil do hospital é definido para média e baixa complexidade. “O grande volume de cirurgias ortopédicas complexas limita a realização de atendimentos em outras áreas. A partir do encaminhamento dos pacientes cirúrgicos pela regulação municipal, poderemos reassumir a vocação de média e baixa complexidade, oferecendo novas especialidades cirúrgicas à população”, garante o superintendente.
 
Além das cirurgias ortopédicas, o Hospital Municipal Central passará a realizar periodicamente e em maior volume procedimentos nas áreas de Cirurgia Geral, Urologia, Cirurgia Vascular, Ginecologia, Cirurgia Pediátrica e Otorrinolaringologia.
Compartilhe no Whatsapp