Começa obra de construção de nova Base Comunitária da GCM, no jardim Conceição
8/6/2015 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
No próximo dia 18 de junho, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco comemora seu 25º aniversário. Priorizando a segurança dos cidadãos de Osasco, uma nova Base Comunitária da GCM será instalada no Jardim Conceição. A construção da unidade já começou, e o prefeito Jorge Lapas esteve no local para verificar o início da obra que é uma reivindicação da população e do vereador Antônio Toniolo, que também esteve no local.
A nova base será instalada em um ponto estratégico na avenida dos Trabalhadores, umas das principais vias do bairro, atendendo toda região. A cidade de Osasco é um verdadeiro “Cinturão de Segurança Pública”, equipada com 7 Bases Comunitárias 24h, sendo duas na região Central: Antônio Agú e Presidente Altino, outras três na Zona Sul, sendo elas Vila Yara, Jardim Novo Osasco e Jardim 1º de Maio e duas na zona Norte, no Jardim Bonança e Jardim Elvira.
A corporação possui um efetivo composto por 361 GCM’s, sendo que destes, 74 são mulheres. Além disso, conta ainda com 29 carros, 18 motos, 4 bases móveis e 2 ônibus equipados com central de vídeomonitoramento. Todo este investimento possibilita mecanismos para uma maior atuação dos agentes municipais, coibindo ações criminosas, garantindo maior tranquilidade e segurança à população.
As ações da GCM registraram só neste primeiro quadrimestre mais de 600 ocorrências por meio da Lei Seca. As ações acontecem todo final de semana e os agentes trabalham em conjunto com os ficais do Departamento de Controle Urbano da Secontru. E mais de 20 mil ocorrências policiais diversas, que vão desde um apoio logístico a um evento até um registro criminal.
Outros investimentos em segurança pública
Programa “Crack, é possível vencer”
Osasco é uma das 15 contempladas pelo programa “Crack, é possível vencer”, com o apoio do Governo Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública e Ministério da Justiça. A GCM já formou 3 turmas de agentes multiplicadores desde o ano passado através do Curso Nacional de Polícia Comunitária. Cerca de 80 GCM´s estão preparados para atuar nas ruas no combate, assistência e encaminhamento dos usuários para tratamento junto às unidades de acolhimento e Hospital Central, possibilitando a sua recuperação.
Operação “Via Segura”
A operação atua em pontos estratégicos da cidade, durante os horários de pico – das 6h30 às 8h30 e das 17h às 20h de segunda a sexta-feira e das 11h às 13h e 19h às 21h aos sábados. A operação apresenta resultado significativo e justifica a redução expressiva do índice de criminalidade em Osasco, em mais de 50% nas ocorrências, afirma o comandante da GCM Paulo Siqueira.
Conheça os pontos da operação “Via Segura”: Viaduto Metálico, Praça 31 de Março, Estação Comandante Sampaio (Km 18), avenida Fuad Auada e nos cruzamentos da avenida dos Autonomistas com a avenida Franz Voegeli, avenida Bussocaba com a rua Dimitri Sensaud, avenida Hilário Pereira de Souza com a rua CiprianoTavares, avenida dos Autonomistas com a rua Antônio Agu.
Operação "Centro Seguro"
O programa tem o objetivo de proporcionar maior tranquilidade e segurança na região central da cidade, que é hoje o segundo maior polo comercial do Estado de São Paulo. São disponibilizadas diariamente nove viaturas de médio porte, seis motocicletas, seis equipes de ciclistas e duas bases móveis, empregando nesta ação cerca de 40 Guardas Civis, coibindo ações criminosas e proporcionando maior tranquilidade aos consumidores.
“Operação Saturação”
A Guarda Civil Municipal vem realizando a “Operação Saturação” em parques e logradouros da cidade, afim de manter a ordem em locais de uso coletivo. A ação faz parte do plano “Tolerância Zero”, adotado pela atual gestão contra qualquer tipo de irregularidade no município, como os furtos, roubos, desmanches irregulares e crimes ambientais, dentre outros, visando dar mais segurança à população.
Ascensão de carreira na Guarda Civil Municipal
Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Segurança e Controle Urbano, realizou a formatura de Ascensão de Cargos e Carreira (Classe Distinta, 1ª e 2ª Classes) da Guarda Civil Municipal de Osasco. Foram formados 121 agentes, sendo 21 na Classe Distinta, 35 Primeira Classe e 65 Segunda Classe. A ação preza pela valorização profissional, humana e a continuidade da carreira desses profissionais, que, por meio da educação e aprimoramento podem oferecer um serviço de excelência ao cidadão, principal beneficiado com essas medidas administrativas.
Efetivo feminino
O primeiro efetivo feminino da GCM de Osasco completou 9 anos no dia 9 de março. São 71 agentes que atuam na defesa dos direitos da mulher e garantia da proteção à vida, principalmente das cidadãs osasquenses.
Academia de Educação Física da GCM
O espaço conta com certificação do CREFI (Conselho Regional de Educação Física) e possui dois GCMs, formados em Educação Física permanentes para acompanharem as atividades de aptidão física dos agentes. O Centro de Reabilitação também conta com um profissional GCM formado em Fisioterapia. Os equipamentos foram todos adquiridos por meio de convênio entre a Prefeitura e a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), do Governo Federal. A academia fica na sede do comando, no Jardim Nova América, sendo frequentada pelos agentes fora do horário de expediente.