Novos membros do Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente tomam posse
28/5/2015 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Com a missão de defender questões ligadas à preservação do meio ambiente, e nortear as ações da Prefeitura de Osasco, os novos membros do Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente de Osasco (Comdema) tomaram posse na terça-feira (26). Representantes da sociedade civil, entidades e de Secretarias de governo deram início ao novo desafio, que terá um período de 2 anos. O evento aconteceu no Núcleo de Educação Ambiental do Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos, no Jardim das Flores.
“Aliar desenvolvimento econômico à qualidade de vida é uma de nossas metas”, disse o prefeito Jorge Lapas, presente na cerimônia. “Realizamos regularmente ações de limpeza na cidade, que incluem retirada de entulho e conservação. No entanto, é preciso que a população conscientize-se da importância de descartar corretamente seu lixo e não poluir. Neste ponto a educação ambiental fará a diferença, e contamos com o Comdema para ações neste sentido”, disse.
O secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx – presidente do Conselho – destacou que reuniões mensais são realizadas pela equipe de trabalho. “Um dos pilares do governo é o desenvolvimento socioambiental, por isso trabalhamos com questões ambientais relacionadas às obras públicas e de iniciativa privada”, disse.
“Há preocupação por parte da sociedade civil com a preservação do meio ambiente, e aliado ao poder público, esse interesse nos ajudará a continuar lutando para proteger o que ainda existe de recursos naturais e recuperar o que foi perdido”, disse o presidente do Comdema, Carlos Marx.
Após a cerimônia, os novos membros realizaram a primeira reunião de trabalho da nova gestão definindo metas e projetos.
Representação
O Comdema é composto por representante das secretarias municipais de Meio Ambiente; Assuntos Jurídicos; Saúde; Habitação e Desenvolvimento Urbano; Serviços e Obras e Câmara Municipal com o vereador Claudio da Locadora, além de representantes de entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO), Federação das Associações Amigos do Bairro de Osasco (FESABO) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA).
Organizações Não Governamentais de defesa do meio ambiente também têm representantes no conselho. Entre as ONGs estão a Empreendedores e Defensores do Meio Ambiente e da Cidadania, o Instituto Raoni Vilas Boas, Conselho de Proteção ao Meio Ambiente de Osasco, além do Sindicato dos Trabalhadores.