Orçamento Participativo de Osasco inicia discussões com plenárias de 2015

7/5/2015 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Coordenadoria do Orçamento Participativo (OP), inicia nesta semana as plenárias do OP de 2015, quando a Administração Municipal discute as demandas do município com a participação de toda a sociedade. É o pleno exercício da cidadania em Osasco, com o munícipe participando de fato da construção e desenvolvimento da cidade de acordo com as prioridades da coletividade.
 
O Orçamento Participativo foi criado pela Prefeitura de Osasco em 2005, com o objetivo de envolver a população nas discussões sobre como investir os recursos públicos da cidade. Foi um processo de aprendizado mútuo que fez com que o OP ganhasse força junto à população e à administração pública, contribuindo, efetivamente, com a implantação de uma nova forma de gestão da cidade.
 
Sendo um instrumento democrático, o OP é comandado por uma Coordenadoria subordinada à Secretaria de Relações Institucionais. E é por meio do OP que a população participa das reuniões plenárias, como também das eleições dos delegados regionais, cuja função é acompanhar a elaboração e execução das leis que determinam os gastos públicos e a realização das obras apresentadas pela população.
 
 
Neste ano, com o objetivo de aprimorar a atuação dos delegados e estimular a participação popular no processo do OP, a Prefeitura de Osasco dividiu o mapa demográfico do município em 19 regiões.
 
Para o biênio 2013/2015, foram eleitos 101 delegados titulares e 39 suplentes, que indicam obras, serviços e melhorias aos bairros e consequentemente à cidade. Há, ainda, quatro delegados na Coordenação Executiva e 19 membros no Conselho. Estes representam a região pela qual foram eleitos com o intuito de acompanhar a realização das obras e informar os munícipes sobre o seu andamento.
 
Desde que foi criado, o OP tem colaborado com a Administração nesse processo democrático e diversas obras públicas em todas as áreas, como Saúde, Educação, Habitação, Cultura e Sistema Viário, dentre outras, são frutos das discussões nas plenárias. 
 
São inúmeras as obras já concluídas ou em andamento no município que passaram pelas demandas do Orçamento Participativo, como escolas, UBS, conjuntos habitacionais e pavimentação. Uma das últimas escolas construída em Osasco, como resultado das demandas do OP, é o Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental 
(CEMEIEF) Marina Saddi Haidar, no Jardim Aliança, zona Norte da cidade, inaugurado no último final de semana. 
Compartilhe no Whatsapp