Empreendedores de Osasco ganham Centro de Comércio Justo e Solidário

4/5/2015 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Como parte das comemorações da “Semana do Trabalhador”, o prefeito Jorge Lapas, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas e da secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Mônica Veloso, inaugurou na quinta-feira (30) o Centro de Comércio Justo e Solidário. O projeto, desenvolvido por meio da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, proporciona a fabricação e comercialização de produtos em um só local, gerando assim maior visibilidade.

No espaço, localizado na avenida Deputado Emílio Carlos, 113 (ao lado do Restaurante do Servidor), os empreendedores das áreas de artesanato, alimentos, estética e costura têm a disposição toda infraestrutura para a produção dos artigos, entre roupas, quadros, bijuterias, bolsas, esculturas. Na sequência os mesmos são expostos na Loja Oficina de Artesanato/Costura, que funciona como uma vitrine para testar a aceitação dos produtos no mercado. A área alimentícia conta com uma cozinha industrial para a fabricação de bolos, tortas, pães e salgados, comercializados no Café Oficina, novo empreendimento de alimentação, também inaugurado na data. 

O local também conta com uma oficina setorial que oferece capacitação na área de panificação, confeitaria, processamento e higienização de alimentos, além de Oficina-Têxtil para a prática de costura em longa escala e cursos na área de estética e artesanato.  

De acordo com a secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Mônica Veloso, cerca de 150 empreendedores participam do projeto que permite o exercício da produção e comercialização. “Esse espaço possibilita maior visibilidade da estratégia de vendas e potencializa a comercialização. Parabenizo todos os empreendedores que são a razão de estarmos aqui. Damos oportunidade também para capacitação profissional com as diversas oficinas que proporcionam a geração de trabalho e renda”, disse. 

Na ocasião o prefeito Jorge Lapas parabenizou todos os empreendedores pela iniciativa vencedora e destacou que em breve visitará a cidade de Lyon na França, onde juntamente com a secretária Mônica Veloso, estabelecerá uma parceria na área de Economia Solidária para ampliar a atuação. “Hoje nosso projeto de Economia Solidária é referência para o Brasil e o mundo porque aqui descobrimos as vocações e damos oportunidade de crescimento aos empreendedores”, afirmou.
 
Participaram do evento os secretários Gelso de Lima (Indústria e Comércio), Solange Cristina (Assistência e Promoção Social), Carlos Baba (Obras), vereadores Antonio Aparecido Toniolo e Batista Comunidade.  
Compartilhe no Whatsapp