Osasco avança prevenção e combate à dengue e Chikungunya
1/4/2015 - Osasco - SP
Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco.
Com o objetivo de prevenir e combater a dengue e a chikungunya, a Secretaria de Saúde de Osasco tem realizado diversos encontros do Comitê Municipal de Mobilização contra as doenças. O objetivo é integrar todas as secretarias e coordenadorias do município nas ações de combate ao vetor. Entre os dias 23 a 26 de março, o diretor de Vigilância em Saúde de Osasco, Fábio de Souza Cardoso, participou, em Brasília, do “Encontro Macrorregional Sul, Sudeste e Centro Oeste de Combate a Dengue e Chikungunya do Ministério da Saúde”.
Na capital federal, o encontro propôs a discussão e planejamento de novas estratégias para o enfrentamento da doença. Com as discussões em Brasília, a Secretaria de Saúde de Osasco continuará realizando e intensificando os mutirões de prevenção e combate ao mosquito, fazendo bloqueio e eliminação de focos de dengue, orientando à população, visitando residências, promovendo a nebulização com inseticida em pontos estratégicos, colocando telagem de caixas d’água e limpando recipientes de armazenamento.
Os bairros que contam com mutirões são: Munhoz Jr., Helena Maria, Vila Menck, Rochdale, Jardim Piratininga, Quitaúna, São Pedro, Jardim Roberto, Padroeira, Km 18, Jardim das Flores, Vila Osasco, Centro, Campesina, Umuarama, Jardim D`Abril, Jardim Conceição, Jardim Santa Maria e Jardim Veloso.
Com medidas de prevenção e combate, Osasco já conseguiu reduzir, até a 12ª Semana Epidemiológica, o número de casos autóctones de dengue de 962 casos, em 2014, para 190 casos em 2015.
“As atividades são permanentes e sistemáticas durante todo o período epidêmico com ações que compreenderão, principalmente, medidas preventivas relativas ao manejo ambiental, tratamento da infestação, principalmente pelo método químico e pelo trabalho fundamental de educação e conscientização na prevenção as doenças”, declarou Fábio Cardozo.