Programa Permanente “Educação para o Trânsito” retoma atividades em toda a rede municipal
17/3/2015 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
O Programa Permanente de “Educação para o Trânsito” retomou as atividades socioeducativas na segunda-feira (16) em toda a rede municipal de Osasco. A primeira unidade escolar iniciar o programa durante o ano de 2015 foi a CEMEIEF Maria Tarcilla Fornasaro Melli, localizada na rua Dona Blandina Ignez Júlio, 626, no Jardim Jaguaribe. O evento contou com a participação dos secretários municipais Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação) e João Gois Neto (Transporte e Mobilidade Urbana).

O projeto de Lei nº 4340/2009, direcionado as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, propõe levar para dentro da sala de aula, de maneira interdisciplinar as diversas matérias, como matemática, português, história e geografia, e também aula prática, por meio de pista de trânsito montada nas quadras, conscientizar de forma lúdica as crianças entre 5 e 10 anos sobre o comportamento responsável no trânsito. Não falar ao celular, não andar em alta velocidade, respeitar as sinalização do trânsito e usar sempre o cinto de segurança, são algumas das orientações passadas pelos educadores e agentes de trânsito.
A secretária de Educação, Régia Maria G. Sarmento comentou a importância do programa para os estudantes. “A ideia é desenvolver nos alunos uma visão mais cidadã sobre o trânsito, tornando-os multiplicadores e reeducadores dos adultos, para que estes adotem um comportamento mais responsável no trânsito”, disse. “Recebemos o retorno dessas aulas em curto prazo, através das conversas dos pais com nossos educadores e isso é gratificante”, completou.
Para João Gois, é preciso educar na base para criar motoristas conscientes no futuro. “O intuito deste projeto é construir novos condutores, voltados para a problemática do trânsito. O trânsito hoje mata mais do que qualquer doença. O motorista brasileiro ainda não tem a consciência do que é atravessar no sinal vermelho, a consciência de dar a oportunidade ao pedestre passar, não falar ao celular enquanto dirige. Se as novas gerações não tiverem conhecimento das regras e do bom comportamento no trânsito, ficará difícil esta reeducação, disse.
Além das aulas de conscientização do código brasileiro de trânsito, a Setran realiza o estudo de mobilidade em torno da região escolar, executa serviços de rebaixamento de guias, para facilitar a travessia de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, pintura de faixa de pedestres, na área de embarque e desembarque dos alunos e a instalação de semáforo com uma botoeira em que o pedestre aperta e aguarda o sinal ficar verde, permitindo que sua travessia seja segura.
Participaram do evento o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Claudenes Begnini, a secretária adjunta Vera Lúcia Carvalho Costa (Setran), a diretora da unidade Sandra Regina Gonçalves do Carmo, as vice-diretoras Maria Ramos e Rosemari de Araújo Campos, além de educadores, professores do programa “Escola o Tempo Todo” Andrea Romanovski (inglês e judô) e Eduardo Poyares (teatro e música), pais de alunos, entre outros.